Câmara apresenta exposição fotográfica Desassossego
Mostra da professora e pesquisadora Sandra Gonçalves é uma reflexão sobre sensações, percepções e afetos provocados pelo vírus da Covid-19 e suas mutações na sociedade
13/05/2025 - 11:27

O Centro Cultural Câmara dos Deputados apresenta a exposição Desassossego, desta terça-feira (13) até o dia 26 de junho, no Espaço do Servidor. A mostra destaca 14 fotos e um vídeo com detalhes das obras feitas por Sandra Gonçalves, professora titular e pesquisadora em fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
As imagens foram criadas entre 2020 e 2022, por meio da sobreposição de camadas, trabalhadas individual e conjuntamente. Com cor predominante vermelha, a série Desassossego é fruto da reflexão da artista acerca das sensações, percepções e afetos provocados pelo vírus da Covid-19 e suas mutações no corpo social, revelando um mundo marcado por rupturas e exclusões.
Sobre a artista
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, a artista visual, professora e pesquisadora Sandra Gonçalves mora em Porto Alegre desde 2005. Graduada em Comunicação Visual na Escola de Belas-Artes (UFRJ), fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (UFRJ). É especialista em Processos Curatoriais pelo Instituto de Artes (UFRGS) e autora do fotolivro Cápsula, Editora Origem (2021), e La vie em Rose, Coleção Photothings (2024).
No ano 2000, realizou sua primeira exposição individual, no Palácio do Catete, com um trabalho fotodocumental sobre carvoarias no centro urbano da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, participa da cena fotográfica e artística através de editais, convocatórias e exposições. Tem obras em acervos de museus e coleções particulares. Participa de grupos de discussão e estudos sobre fotografia e arte e escreve regularmente sobre fotografia.
A curadora da exposição, Letícia Lau, explica que hoje a fotografia transcende seu papel como registro da realidade e assume uma postura inquietante e multifacetada. Sandra Gonçalves explora a potência dessa linguagem para lançar luz sobre a complexidade do período da pandemia. A artista se apoia nas feridas abertas de uma sociedade global fragilizada por um inimigo invisível, enquanto amplia as camadas de interpretação ao capturar, apropriar-se e ressignificar imagens digitais e físicas. As fotografias funcionam como palimpsestos visuais, nos quais tempos e geografias se entrelaçam e o humano surge em fragmentos, como espectros. Ao revelar o caos, Gonçalves abre um espaço catártico que mobiliza o espectador a refletir e reagir.
Serviço:
Exposição Desassossego, de Sandra Gonçalves
Visitação: de 13 de maio a 26 de junho de 2025, segunda a sexta, das 9h às 17h
Abertura, com a presença da artista: 13 de maio às 18h
Visita guiada, com a presença da artista: 15 de maio às 16h
Local: Espaço do Servidor — Anexo II
Entrada franca