Transparência

Ouvidoria Parlamentar divulga relatório de atividades de 2024

18/03/2025 - 17:52  

A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados divulgou nesta semana o relatório anual de atividades. O documento contém informações sobre recebimento e tratamento de demandas, tempo médio de respostas e os resultados da pesquisa de satisfação do usuário quanto aos serviços prestados. A divulgação do relatório ocorre no mês em que se celebra o Dia do Ouvidor (16 de março).

Atendimentos
Em 2024, foram atendidas 1.281 demandas, entre denúncias (255), reclamações (315), elogios (29), sugestões administrativas (99), além de outros assuntos (583) fora do escopo da ouvidoria. O resultado representa uma redução de 12,6% em relação a 2023. O tempo médio de resposta foi de 5 dias - o que garantiu o atendimento de 98,7% das solicitações dentro do prazo inicial de 30 dias estabelecido pela Lei 13.460/2017. Na avaliação dos usuários, numa escala de 1 a 5, os serviços prestados pela ouvidoria receberam nota 3,2.

Entre as atividades realizadas no ano passado, a Ouvidoria deu continuidade à campanha de divulgação de sua Carta de Serviços, com o objetivo de ampliar o acesso e a compreensão dos cidadãos sobre os serviços oferecidos pela Casa. O tema da campanha foi “Existe uma Câmara para cada uma das suas necessidades”. Além disso, o órgão também passou a adotar técnicas de Linguagem Simples para facilitar a comunicação.

A Ouvidoria Parlamentar foi criada por meio da Resolução 19/2001 da Câmara dos Deputados, com o objetivo de garantir uma comunicação aberta entre os cidadãos e a instituição. O órgão tem contribuído para aperfeiçoar a gestão do relacionamento com o usuário, divulgar os canais de comunicação disponíveis para a população apresentar suas demandas à Câmara dos Deputados e estimular o engajamento interno para assegurar celeridade e efetidade aos serviços oferecidos.