Câmara amplia mecanismos de acessibilidade para visitas de pessoas com deficiência à Casa
02/01/2025 - 09:00
A Câmara dos Deputados criou o projeto "Obras de Arte e Espaços com Acessibilidade de Comunicação". O objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva e igualitária para pessoas com deficiência que queiram visitar a Casa, seja através de visitas guiadas ou por conta própria. Foram desenvolvidos diversos recursos pela Câmara para tornar as visitas mais acessíveis, incluindo a reinstalação de uma maquete tátil do Congresso Nacional no Salão Verde.
A primeira etapa do projeto envolveu a classificação das obras de arte e espaços nobres com placas de sinalização que contêm texto em letras ampliadas e Braile. Além disso, foram disponibilizados QR Codes que remetem a vídeos com áudio, legendas e Libras, oferecendo uma descrição detalhada das obras e espaços. O foco nas próximas etapas será a ampliação da acessibilidade de comunicação para todas as obras de arte do Edifício Principal e anexos.
Locais com acessibilidade
Entre os locais contemplados estão os Salões Negro, Nobre e Verde e o Plenário Ulysses Guimarães. Entre as obras com a nova sinalização acessível estão o mural "Ventania" de Athos Bulcão, o painel "Candangos" de Di Cavalcanti, a escultura Anjo de Alfredo Ceschiatti e a maquete tátil do Congresso Nacional.
A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e ocorre de forma integrada entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos.
Durante o recesso parlamentar, o programa funcionará normalmente, das 9h às 17h, inclusive nos fins de semana, com acesso pela rampa principal do Palácio do Congresso. Até 2 de fevereiro de 2025, os agendamentos estarão suspensos e os visitantes podem ir diretamente ao local.