Câmara divulga resultado de concurso de vídeos sobre violência contra a mulher
31/10/2024 - 11:01
A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher e da TV Câmara, anuncia as cinco obras audiovisuais selecionadas no concurso "Pelo Fim da Violência contra a Mulher". Foram inscritas 44 obras audiovisuais, das quais 31 atendiam aos pré-requisitos do edital. Os vencedores foram os vídeos com maior pontuação geral de cada uma das cinco regiões brasileiras.
O concurso selecionou obras audiovisuais, documentais ou ficcionais, sobre o tema violência contra a mulher. Os vídeos, com duração de 10 a 30 minutos, deveriam ser produzidos a partir de 2019 e tratar dos diferentes tipos de violência contra mulheres (doméstica, política, sexual, patrimonial, obstétrica e psicológica). O júri considerou critérios técnicos, como argumento, originalidade e profundidade na abordagem do tema, linguagem, adequação ao tema e à programação da TV Câmara, roteiro, direção, dentre outros.
Região Centro-Oeste
A bicicleta
Direção: Milena Ribeiro
Goiânia (GO)
2019
Região Norte
A pior dor que há
Direção: Ana Clara Miranda Lucena
Palmas (TO)
2024
Região Nordeste
Céu
Direção: Valtyennya Campos Pires
Serra Redonda (PB)
2020
Região Sudeste
Firmina
Direção: Izah Neiva
Guarulhos (SP)
2023
Região Sul
Era uma vez uma princesa
Direção: Lisiane Cohen
Porto Alegre (RS)
2021
Objetivo
O concurso é uma maneira de incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre diferentes comunidades e grupos sociais. Os dados mais atualizados mostram que uma mulher é assassinada a cada 1h30 no Brasil, vítima de violência doméstica. Além disso, são registrados 50 mil casos de estupros ao ano. A opção por esses temas visa refletir sobre os dados estatísticos para estimular mudanças sociais e culturais que possam contribuir para reduzir o número de casos.
A cerimônia de premiação será realizada em dezembro. As obras escolhidas serão veiculadas em caráter não-exclusivo pela TV Câmara e demais plataformas de comunicação oficiais da Câmara e seus parceiros. Além disso, serão utilizadas em atividades institucionais e educativas promovidas pela Secretaria da Mulher.