Câmara abre novas vagas para a Maratona de Linguagem Simples para a Cidadania
11/09/2024 - 17:58
A Câmara dos Deputados abriu novas vagas para a Maratona Linguagem Simples para a Cidadania. O evento, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, teve suas vagas esgotadas na última segunda-feira (9) em menos de três horas, o que levou à troca do local do primeiro dia de atividades para o auditório Nereu Ramos. Também haverá transmissão pelo YouTube.
O evento faz parte da agenda de celebração dos 10 anos do LABHacker e tem o objetivo de debater e divulgar o uso da Linguagem Simples como forma de aproximar as instituições públicas dos cidadãos. Por isso, a maratona conta com a Plain Language Association International (Plain) como parceira na promoção das atividades. A Plain é uma organização sem fins lucrativos, dirigida por voluntários e com representantes em mais de 30 países, que defende o uso de uma comunicação clara para que as pessoas encontrem, entendam e consigam usar facilmente as informações públicas.
A data foi escolhida pela celebração do Dia Internacional da Linguagem Simples (13 de outubro).
Especialistas
Para o debate da manhã, foram selecionados cinco nomes de especialistas muito reconhecidas na área pela colaboração para essa temática e que apresentam perfis complementares.
Primeira brasileira embaixadora da Plain, Cláudia Montalvão é professora associada e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PPGDesign. Desde 2002 atua como Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (Leui).
Principal referência no tema no país, Heloisa Fischer é co-fundadora da Rede Linguagem Simples Brasil e fundadora da Comunica Simples, empresa dedicada ao ensino da técnica. Jornalista e educadora, atua com Linguagem Simples desde 2016. Escreveu o primeiro livro brasileiro sobre o tema,"Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania", e também o artigo “Linguagem Simples no Legislativo: Três exemplos sulamericanos”.
Isabel Ferreira Lima é cofundadora do Programa Linguagem Simples Ceará e da Rede Linguagem Simples Brasil, e especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes. Redatora e revisora oficial, foi também gestora de experiência do usuário e linguagem no Íris, o Laboratório de Inovação e Dados do governo do estado do Ceará. Responsável pela elaboração do primeiro edital público de referência com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial.
Facilitadora e consultora em linguagem simples, inovação e transparência no setor público, Joseane Aparecida Correa é fundadora do Linguagem Simples Lab, a primeira comunidade voltada para melhorar a comunicação pública por meio do uso da linguagem simples. Em 2024, recebeu o prêmio "Pessoa Inovadora do Ano" pela rede Conexão Inovação Pública. Além de participar do debate, Joseane será a instrutora da oficina de Linguagem Simples com foco no Executivo.
Revisora técnica do Manual de Linguagem Simples que será lançado no evento, Liana Paraguassu é doutoranda e mestre na área de Estudos da Linguagem pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Linguagem Simples e Comunicação Acessível em Saúde, trabalha como consultora sobre o tema na Fiocruz. Vencedora do prêmio Google Research Awards for Latin America 2019 com o projeto "Ferramenta MedSimples: an automated simplification tool for increased accessibility in health communication". Liana também será instrutora da oficina técnica com foco em ferramentas computacionais.
Programação
Na abertura do evento, haverá o lançamento oficial do Manual de Linguagem Simples, de autoria da servidora Patricia Roedel, produzido pela Edições Câmara a pedido do Conselho de Comunicação Social.
As atividades da maratona incluem debate com as especialistas no tema Cláudia Mont´Alvão, Heloísa Fischer, Isabel Ferreira Lima, Joseane Corrêa e Liana Paraguassu; palestra do presidente da Plain Language Association International, Lodewijk van Noort, que vem da Europa especialmente para o evento; painel com a apresentação de experiências dos três Poderes, selecionadas pela Plain; e oficinas teórico-práticas sobre Linguagem Simples, específicas e simultâneas (Legislativo, Executivo, Judiciário e oficina técnica com foco em ferramentas computacionais, para quem já tem algum conhecimento básico da aplicação nos textos). As oficinas serão realizadas simultaneamente no dia 18 de outubro, sexta-feira, e continuam no espaço do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), apoiador do evento junto com o Linguagem Simples LAB.
Todos os inscritos que estiverem presentes receberão o Manual de Linguagem Simples e certificado de participação. Não haverá distribuição para quem assistir online.
Programação
Quinta-feira (17/10)
No auditório Nereu Ramos
9h a 9h30: abertura oficial do evento e lançamento especial e distribuição aos participantes do Manual de Linguagem Simples, elaborado por solicitação do Conselho de Comunicação da Câmara, com autoria da servidora Patricia Roedel, da Direx, e produção das Edições Câmara.
10h a 12h30: debate entre especialistas no tema.
14h30 a 15h: palestra do presidente da Plain Language Association International, Lodewijk van Noort.
15h a 17h30: apresentação de experiências de sucesso no uso da Linguagem Simples no setor público, com representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Sexta-feira (18/10)
No Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU)
9h30: oficina teórica de Linguagem simples para aplicação no serviço público, a ser realizada no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) pela servidora Patricia Roedel. A oficina teórica é pré-requisito para a realização da oficina prática no turno da tarde.
14h a 17h: oficinas práticas de Linguagem Simples para aplicação nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário (turmas simultâneas) e uma oficina técnica com foco em ferramentas computacionais, para quem já tem algum conhecimento básico da aplicação nos textos, também realizadas no ISC/TCU.
Serviço:
Maratona Linguagem Simples para a Cidadania
Data: 17 e 18 de outubro
Local: Dia 17 no Auditório Nereu Ramos da Câmara. Dia 18, no Instituto Serzedello Corrêa/TCU, a partir das 9h.
Inscrições: https://doity.com.br/maratona-de-linguagem-simples
Todos os inscritos que estiverem presentes receberão o Manual de Linguagem Simples e certificado de participação.