Câmara amplia mecanismos de acessibilidade para visitas de pessoas com deficiência à Casa
13/08/2024 - 08:18
A Câmara dos Deputados lança oficialmente nesta quinta-feira (15), às 10h, no Salão Nobre, o projeto "Obras de Arte e Espaços com Acessibilidade de Comunicação". A iniciativa busca oferecer uma experiência inclusiva e igualitária para pessoas com deficiência que desejam conhecer a Casa, seja por meio de visitas guiadas ou autônomas.
Durante a cerimônia serão apresentados produtos desenvolvidos pela Câmara para tornar as visitas institucionais mais acessíveis, incluindo o retorno da maquete tátil do Congresso Nacional ao Salão Verde.
A primeira etapa do projeto envolveu a classificação das obras de arte e espaços nobres com placas de sinalização que contêm texto em letras ampliadas e Braile. Além disso, foram disponibilizados QR Codes que remetem a vídeos com áudio, legendas e Libras, oferecendo uma descrição detalhada das obras e espaços.
Locais com acessibilidade
Entre os locais contemplados estão os Salões Negro, Nobre e Verde e o Plenário Ulysses Guimarães. Entre as obras com a nova sinalização acessível estão o mural "Ventania" de Athos Bulcão, o painel "Candangos" de Di Cavalcanti, a escultura Anjo de Alfredo Ceschiatti e a maquete tátil do Congresso Nacional.
Realizado pela Coordenação de Acessibilidade e pela Equipe de Turismo Cívico e Receptivo Institucional, o projeto foi iniciado em agosto de 2023 e envolveu estudos detalhados, enquetes e grupos focais com pessoas com diferentes tipos de deficiência, além de consulta a acompanhantes, intérpretes, tradutores e professores de Libras.
O foco nas próximas etapas do projeto será a ampliação da acessibilidade de comunicação para todas as obras de arte do Edifício Principal e anexos, com previsão de instalação nos próximos meses.
Serviço
Lançamento do projeto "Obras de Arte e Espaços com Acessibilidade de Comunicação"
Data: 15/08 (quinta-feira)
Hora: 10h
Local: Salão Nobre