Premiação

Câmara divulga escolhidos para o Prêmio Zilda Arns 2024

12/06/2024 - 08:18  

A Câmara divulgou nesta terça-feira (11) os agraciados com o Prêmio Zilda Arns 2024. A premiação, organizada pela Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, reconhece pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

As indicações são feitas por deputados e senadores e a escolha é feita por votação de um conselho deliberativo formado pela segunda-secretária; pelos membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados.

São os seguintes os escolhidos para receber o prêmio neste ano:
• Associação Assunção (GO)
• Associação Beneficente Cristã Casa de Maria (MG)
• Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (RJ)
• Irmã Silvia Vecellia (MS)
• Universidade Aberta  da Terceira Idade (Unati) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O nome do prêmio uma homenagem a Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas com o objetivo de proteger crianças carentes da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência. A médica é uma das fundadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organizações sociais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda Arns foi conselheira no Conselho Nacional de Saúde e trabalhou também no Ministério da Saúde.

Cerimônia de premiação
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 10 de julho, às 14h, no Salão Nobre. Mais informações estão disponíveis na página do Prêmio Zilda Arns, pelo e-mail premios.2secm@camara.leg.br ou pelo telefone 61 3215-8166 ou 8169.