Cidadania

Nova ferramenta da Câmara facilita participação direta do cidadão em debates

03/06/2024 - 08:02  

A Câmara dos Deputados passa a contar com nova ferramenta — Debates Interativos — para ampliar a interação do cidadão com a Câmara. O novo mecanismo permite a participação online do cidadão em audiências e outros debates promovidos pela Casa.

A ferramenta integra o conjunto de ações da Câmara para estimular a transparência, a acessibilidade e a participação popular na rotina parlamentar e legislativa. Os interessados em utilizar o novo canal de interação devem se cadastrar no Portal da Câmara e, mediante login, podem enviar perguntas aos convidados e deputados e votar nas perguntas que julgarem mais importantes, para aumentar as chances de que sejam lidas pelo presidente da reunião e respondidas durante os debates.

Os Debates Interativos se somam a outros canais já existentes na Casa como o Disque-Câmara, o Fale Conosco, as enquetes legislativas, os comentários em notícias do Portal e nos perfis oficiais nas redes sociais.

A ferramenta foi desenvolvida após a experiência de dois protótipos — as audiências Interativas —, que funcionaram no Portal E-Democracia entre 2011 e 2022. O novo modelo é integrado ao Portal da Câmara, pela página “Acompanhe” de cada reunião, de forma mais intuitiva e adaptada aos telefones celulares.

A iniciativa faz parte dos esforços para assegurar interatividade no Parlamento e tornar mais democrática a dinâmica da política. A ferramenta Debates Interativos permite que os cidadãos conheçam as atividades da Câmara dos Deputados e participem ativamente, ajudando a construir as leis que vão ter impacto em sua vida. Já os deputados poderão esclarecer dúvidas e receber informações da sociedade — elementos fundamentais para a tomada de decisões.