Comunicação

TV Câmara estreia programas e aumenta a participação do público

29/05/2024 - 08:27  

A TV Câmara estreia dois novos programas no mês de junho - Câmara Agora e Bora Entender? - e traz de volta o Participação Popular. As novidades vão dar mais dinamismo à grade e ampliar a interação com o público e com as emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV. Duas das iniciativas são focadas na participação cidadã e se apresentarão aos brasileiros como opção informativa e educativa na TV aberta e fechada na hora do almoço. A mudança na programação ocorre a partir do dia 3 de junho.

Câmara Agora
Apresentado pelo jornalista Lincoln Macário, o Câmara Agora vai trazer, diariamente, a partir das 10h, uma cobertura vibrante e em tempo real da agenda da Câmara dos Deputados. É uma mudança de padrão na TV Câmara, que vai deixar de mostrar apenas um evento na íntegra e passará a mostrar a diversidade e complexidade de tudo o que acontece ao mesmo tempo na Câmara dos Deputados. O Câmara Agora vai acompanhar assuntos e votações simultaneamente no Plenário, nas comissões e em audiências públicas.

A cobertura, com linguagem simples, tem o objetivo de conectar o cidadão a uma variedade de informações: entrevistas exclusivas com ministros, autoridades e deputados; divulgação de todas as transmissões ao vivo na íntegra que estão sendo feitas pelo site oficial e YouTube; reportagens da TV, da Rádio e da Agência Câmara; textos originais votados pelos parlamentares. O conteúdo vai ampliar a transparência legislativa e a compreensão da importância do trabalho dos deputados para a vida do brasileiro.

Explicação direto da fonte
Outra novidade da programação da TV Câmara será o Bora Entender?, programa que irá ao ar ao vivo, toda sexta-feira, das 12h às 13h. No formato de bate-papo, traz como diferencial a interação direta com o público, que vai poder enviar perguntas ao longo da semana (via site, WhatsApp e redes sociais) para serem respondidas por especialistas e parlamentares.

A ideia do Bora Entender? é explicar didaticamente temas que estão no debate político, de forma imparcial, apresentando todas as visões envolvidas, para que o público entenda a questão e tire suas próprias conclusões. A apresentação será da jornalista Carol Nogueira e a iniciativa tem parceria com as consultorias Legislativa e de Orçamento da Câmara, que possuem em seu corpo técnico consultores especializados nas mais diversas áreas.

Com a palavra, o cidadão
E para ampliar ainda mais presença dos cidadãos na tela da TV Câmara, o Participação Popular, que integrou a grade de programação da emissora por mais de uma década, agora volta repaginado às ruas para saber a opinião dos brasileiros sobre os temas que estão mobilizando a sociedade e o Parlamento.

Com linguagem simples, o programa irá ao ar, ao vivo, todas as segundas-feiras, das 12h às 13h, apresentado pela jornalista Jaciene Alves, que vai mediar o diálogo entre o público nas ruas e dois convidados no estúdio da TV Câmara – especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. O Participação Popular ainda vai trazer a participação de cidadãos de outros estados, por meio da parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio.  O tema da reestreia será ‘Racismo nas Escolas’.

Orientações sobre como sintonizar a TV Câmara estão disponíveis no Portal da Câmara dos Deputados.