Premiação

Câmara anuncia vencedora do primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo

Jornalista Zileide Silva, da TV Globo, foi a escolhida para receber a homenagem no dia 7 de agosto

22/05/2024 - 18:53  

A jornalista Zileide Silva é a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela Câmara dos Deputados ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro. O resultado da votação, feita pela Mesa Diretora da Casa, foi anunciado nesta quarta-feira (22). Ela será condecorada com uma medalha, em sessão solene marcada para o dia 7 de agosto.

Formada em jornalismo, Zileide Silva iniciou suas atividades profissionais na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT. Desde 1997, atua na TV Globo como repórter de política e economia e também como apresentadora de telejornais da emissora. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, quando participou da cobertura histórica dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Sobre o prêmio
Criado em 2023, o Prêmio Glória Maria de Jornalismo tem como objetivo enaltecer não somente a profissão, mas o profissional que vai além das informações superficiais, revelando histórias significativas para a sociedade, com empatia, sensibilidade, responsabilidade e com o uso pertinente das novas tecnologias. A finalidade é fomentar o reconhecimento e a contribuição para esse campo da comunicação, que aborda tópicos desafiadores e sensíveis, priorizando a compreensão sob diversas perspectivas sem abrir mão da idoneidade e da imparcialidade.

O prêmio será concedido anualmente. As indicações são feitas pelos líderes partidários. O nome é uma homenagem à jornalista Glória Maria Matta da Silva, falecida em fevereiro do ano passado.