Premiação

Divulgada a lista dos vencedores do Prêmio Dr. Pinotti 2024

Premiação da Câmara homenageia hospitais e instituições que se destacaram pela promoção da saúde da mulher

30/04/2024 - 18:02  

A Câmara dos Deputados divulgou, nesta terça-feira (30), a lista das instituições que serão agraciadas com o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher 2024. A cerimônia de entrega dos diplomas de menção honrosa será realizada no dia 4 de junho, às 15h, no Salão Nobre.

As cinco escolhidas são as seguintes:
·         Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói - RJ);
·         Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (Jataí - GO);
·         Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro - RJ);
·         Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte - MG);
·         Unidade da Mulher e da Criança do Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (Dourados - MS)

O Prêmio Dr. Pinotti é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados com o objetivo de homenagear entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações tenham se destacado pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

Os agraciados são selecionados por um conselho deliberativo composto por um representante de cada partido político, designado pelo respectivo líder.

José Aristodemo Pinotti - o Dr. Pinotti
Médico ginecologista, professor universitário e político, Dr. Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira. Foi presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno-Infantil (Renumi, 1975-1988), diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp, 1985-1986), reitor da Unicamp (1982-1986), presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Paism, 1988-1992), diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo, chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Dr. Pinotti assinou mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.