Comunicação

Rádio Câmara completa 25 anos e promove série de eventos sobre a história e o papel da emissora

05/03/2024 - 11:07  

Rádio Câmara completa 25 anos de funcionamento em 2024 e promove uma série de eventos para lembrar a história da emissora, divulgar a programação e os serviços oferecidos e reforçar as parcerias, especialmente as estabelecidas pela Rede Legislativa de Rádio e TV. Serão realizados até dezembro um concurso para crianças e adolescentes, oficina para radialistas, um simpósio nacional, programas especiais, o lançamento de um livro e a reformulação da programação musical, entre outras ações.

Confira a programação

A Rádio Câmara iniciou suas transmissões em 20 de janeiro de 1999, em Brasília, com o compromisso de se tornar um veículo para divulgar de forma transparente as atividades da Câmara dos Deputados. A emissora foi idealizada como um canal de fácil acesso que permitisse ao público acompanhar as atividades da Câmara e do Congresso (sessões deliberativas e reuniões de comissões) e contribuísse para a participação do cidadão e a consolidação da democracia.

Além da cobertura jornalística das atividades parlamentares, a equipe da Rádio Câmara produz programas voltados à formação de cidadania e campanhas de utilidade pública. Comprometida com a diversidade cultural do Brasil, a emissora da Câmara também se destaca por sua programação musical e cultural, cujo objetivo principal é mostrar a pluralidade do país.

Expansão
Ao longo dos anos, a Rádio Câmara expandiu sua presença, estendendo suas ondas por todo o país. Como parte da Rede Legislativa de TV e Rádio, a emissora se conectou a 20 emissoras em todas as regiões brasileiras. Hoje, essas rádios transmitem a programação da Rádio Câmara, reforçando o compromisso com a transparência e a informação em todo o território nacional.

Radioagência Câmara, com reportagens diárias sobre os principais temas em debate na Câmara dos Deputados e no Congresso disponibiliza gratuitamente o material produzido para 1.415 rádios parceiras de todo o país. Os programas jornalísticos e culturais da Rádio Câmara estão ainda disponíveis em formato podcast, com possibilidade de assinatura pelo agregador de preferência do ouvinte.

A emissora também é responsável pela produção da parte relativa a Câmara dos Deputados na Voz do Brasil, assegurando uma fonte confiável de informação pelo rádio para milhões de brasileiros.

Acompanhe a programação comemorativa dos 25 anos da Rádio Câmara ao longo de 2024, em 96,9 FM Brasília e em radio.camara.leg.br.