Institucional

LabHacker completa 10 anos de atividades na área de inovações voltadas para a cidadania

04/03/2024 - 09:36  

O Laboratório Hacker (LabHacker), área da Câmara responsável por inovações tecnológicas para estimular a cidadania, completa 10 anos e realiza, ao longo de 2024, uma série de ações comemorativas para mostrar os principais resultados obtidos desde 2013. O objetivo também é reafirmar a importância da transparência na área de dados legislativos e da participação social no processo legislativo – dois dos eixos de atuação do laboratório.

De março a dezembro de 2024, peças de divulgação conduzirão para uma área especial na página do LabHacker que contará com conteúdo exclusivo sobre as principais entregas realizadas pelo laboratório.

Projetos colaborativos
Responsável por projetos colaborativos e experimentais nos eixos transparência, participação social e cidadania, o LabHacker tem o objetivo de articular uma rede entre parlamentares, servidores públicos, hackers cívicos e sociedade civil que contribua para a cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos.

O laboratório foi criado a partir da experiência positiva da primeira Maratona Hacker realizada na Câmara dos Deputados, em outubro de 2013, quando cidadãos inovadores tiveram a oportunidade de apresentar ideias e projetos de aplicativos para aperfeiçoar a transparência de dados legislativos. Durante o evento, os participantes solicitaram à Presidência da Câmara a criação de um espaço permanente para promover, de forma contínua, a interação e o trabalho colaborativo.

Como resultado, surgiram novas formas de apresentar o processo legislativo à sociedade e conhecer a atuação parlamentar, propiciando um novo olhar, mais intuitivo, sobre os dados produzidos no Parlamento. Dois meses depois, a Câmara criava oficialmente o LABHacker por meio da Resolução 49/2013.

Entre os projetos já implantados, a partir de experimentos do Labhacker, estão o portal e-Democracia, o Wikilegis, as audiências interativas, o mapa participativo e assessoria para institucionalização de inovações cívicas, entre outros.

Confira outros projetos do LabHacker