Cultura

Exposição “Mulheres no poder” aborda desafios da presença feminina na política

26/02/2024 - 12:48  

A Câmara dos Deputados apresenta exposição sobre a efetiva participação das mulheres na política nacional. “Mulheres no poder”, organizada pela Secretaria da Mulher da Câmara, é composta de textos, fotos, linha do tempo com dados sobre a presença feminina na política.

São apresentados ainda infográficos, dados sobre a produtividade legislativa da Bancada Feminina na Câmara e vídeos sobre a representatividade de mulheres na Casa ao longo das legislaturas, violência política de gênero e dicas para quem deseja apoiar mulheres na política.

O público também vai encontrar na mostra painéis interativos com curiosidades sobre mulheres que se tornaram referências nas mais diversas áreas, como a compositora Chiquinha Gonzaga, a bióloga e ativista Bertha Lutz, a pesquisadora Ruth Nussenzweig e a médica psiquiatra Nise da Silveira, entre outras.

O texto de apresentação da mostra explica que, no Brasil, a sub-representação feminina sempre foi uma constante, seja no período colonial, no império ou na república; e as mulheres apenas alcançaram a garantia fundamental de votarem e serem votadas há menos de um século.

O objetivo da exposição com os dados estatísticos e históricos é estimular o debate sobre a participação política das mulheres e ressaltar que ainda há um longo caminho a percorrer para a equidade efetiva na representação política e na ocupação de cargos de tomada de decisão na administração pública.

Serviço
Exposição “Mulheres no poder”

Visitação: de 26 de fevereiro a 15 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela, acesso ao anexo II, Câmara dos Deputados
Entrada franca