Educação

Nova página especial da Câmara explica lei de incentivo à educação em tempo integral

22/02/2024 - 17:28  

Já está no ar a nova página especial sobre o Programa Escola em Tempo Integral organizada pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados com apoio da  Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx), que vai garantir R$ 4 bilhões de reais para que estados e municípios intensifiquem os investimentos nessa modalidade de ensino.

A página traz gráficos que demonstram a evolução do acesso ao ensino em tempo integral no Brasil nos diferentes níveis de ensino da educação básica. Para contextualizar a questão, a página destaca pesquisas que revelam como estudantes do ensino integral têm notas mais altas, maiores chances de ingressar no ensino superior e maiores rendimentos depois de concluída sua formação.

O material revela ainda que, mesmo que cumpra a expectativa de inserir mais de um milhão de estudantes no ensino em tempo integral, o programa não deve ser suficiente para que o Brasil atinja a meta 6 do Plano Nacional de Educação, segundo a qual o Brasil deveria chegar a 2024 ofertando sete horas de aulas diárias para 25% dos alunos e 50% das escolas de educação básica.

Ao final da página, é possível acessar a íntegra da nota técnica que resgata toda a tramitação do projeto que deu origem ao programa e suas principais informações.