Institucional

Exposição sobre danos das invasões à Câmara em 2023 pode ser visitada até 29 de março

06/02/2024 - 16:33  

A Câmara exibe até 29 de março a exposição "8 de Janeiro na Câmara dos Deputados". A mostra, instalada no Salão Verde e organizada pelo Centro Cultural e pela Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) da Câmara, reúne fotografias que documentam os danos causados durante a invasão de janeiro de 2023. As imagens registram os danos a objetos históricos e obras de arte, assim como momentos capturados por servidores da Casa e um fotógrafo durante e após os atos de depredação.

Dentre os destaques da exposição estão dois azulejos do painel "Ventania", de Athos Bulcão, e oito presentes protocolares, como vasos e esculturas, originalmente expostos em vitrines do Salão Verde durante a invasão. Estes objetos passam por um processo de restauração coordenado pela Cobec, que preserva intencionalmente as marcas históricas dos danos sofridos, tais como quebras, perdas e manchas.

As fotos são acompanhadas por textos descritivos concisos em português, além de versões em inglês e espanhol, que podem ser acessadas por meio de QR codes.

Livro
No dia 6 de fevereiro, durante o evento de abertura, foi lançado o livro "Restaurando a Democracia - A preservação da memória da Câmara para futuras gerações". A obra foi organizada pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara, destacando a importância da preservação da memória para as gerações futuras.

Serviço
Evento: Exposição “8 de Janeiro na Câmara dos Deputados”

Visitação: até 29 de março de 2024
Horário: das 9 às 17h
Local: Salão Verde – Edifício Principal – Câmara dos Deputados