Comunicação

Livro aborda futuro da televisão e os 25 anos da TV Câmara

05/12/2023 - 08:03  

A Câmara dos Deputados lança, no dia 13 de dezembro, o livro "O Futuro da TV", em comemoração aos 25 anos da TV Câmara. No momento em que a televisão passa por grandes mudanças tecnológicas, de linguagem e de modos de consumo, a publicação aborda os rumos desse veículo de comunicação, em tempos de internet e mídias sociais.

São 26 capítulos, divididos em quatro partes: o papel da televisão; regulamentação e gestão; tecnologia, linguagem e consumo; e memória da TV Câmara. Os autores são pesquisadores e profissionais do setor público e do mercado de televisão. A produção é das Edições Câmara.

O livro poderá ser baixado gratuitamente no portal da Câmara depois do lançamento. A versão impressa poderá ser adquirida na Livraria da Câmara, no Anexo II da Câmara dos Deputados.

Lançamento
O lançamento do livro será realizado no dia 13 de dezembro, às 17h, no auditório da TV Câmara, situado no edifício principal da Câmara dos Deputados.

Além da presença de autoridades da instituição, o evento contará com mini-palestras de três dos autores do livro: Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Brasil, que vai tratar do futuro do vídeo; João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que abordará os desafios da TV sob a ótica dos direitos humanos e da cidadania, incluindo o enfrentamento da desinformação; e Letícia Renault, professora da Universidade de Brasília, que vai discutir o futuro da televisão no Poder Legislativo.

TV Câmara
A TV Câmara entrou no ar em janeiro de 1998. Foi criada a partir da Lei do Cabo (Lei 89.787/95), que designou canais para o Poder Legislativo. Hoje está presente em todo o território nacional, por meio de canais abertos da TV digital, satélite, cabo e pela internet, no portal da Câmara dos Deputados. A programação prioriza a transmissão ao vivo das sessões do Plenário e das comissões da Câmara dos Deputados, buscando ampliar a transparência das atividades legislativas. Além disso, o canal exibe programas de entrevistas, debates. Nos intervalos também são exibidas campanhas de utilidade pública e interprogramas culturais.

Serviço:
Lançamento do livro O futuro da TV – 25 anos da TV Câmara
Data:
 13 de dezembro, quarta-feira
Horário: 17 horas
Local: Auditório da TV Câmara, no Edifício principal da Câmara dos Deputados