Divulgada a lista de selecionados para etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro
Programa, voltado para estudantes do ensino médio, proporciona experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo
14/11/2023 - 14:57
O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) divulga resultado final do Parlamento Jovem Brasileiro, programa educativo da Câmara dos Deputados voltado para estudantes do ensino médio de todo o Brasil.
Foram selecionados 27 jovens que representarão os estados e o Distrito Federal na etapa nacional do programa, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Brasília. A missão dos estudantes nesta etapa será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa Carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.
Na Câmara dos Deputados, eles participarão de audiências públicas e sessões de debate para conhecerem outros pontos de vista, ampliarem seus conhecimentos e desenvolverem a habilidade de argumentar e de defender ideias. As audiências públicas poderão contar com a presença de especialistas convidados e também de parlamentares.
As principais atividades desta etapa incluem:
- Audiências públicas na Câmara dos Deputados
- Interação com jovens de todo o Brasil
- Acompanhamento do trabalho dos deputados e deputadas federais
- Elaboração da Carta do PJB à Câmara dos Deputados
Os professores apoiadores dos 27 deputados jovens acompanharão os estudantes em sua viagem e participarão de um encontro de troca de experiências com os demais educadores.
Sobre o programa
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para democracia desenvolvido pela Câmara dos Deputados, voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.
Podem participar do PJB estudantes, que tenham entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).