Mensagem Recebida

-----Mensagem original-----
De: CICV Brasilia [mailto:cicv@opendf.com.br]
Enviada em: terça-feira, 14 de setembro de 2004 15:32
Para: Charleaux
Assunto: CICV Notícias - Edição de Setembro

 

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Delegação no Brasil

 

CICV Notícias

edição de agosto

Policiais militares de todo o Brasil discutem direitos humanos e princípios humanitários

Representantes das PMs dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal reuniram-se em Brasília, nos dias 2 e 3 de setembro, para discutir a integração dos direitos humanos e princípios humanitários na formação de seus quadros. O encontro foi promovido pelo CICV e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, parceiros no Projeto de Difusão das Normas de Direitos Humanos e Princípios Humanitários Aplicáveis à Função Policial desde 1998. Além das atividades tradicionais com forças armadas, o CICV também desenvolve em alguns países, como o Brasil, programas com forças policiais como forma de diminuir o impacto humanitário da violência.

 

Brasil: oficiais da força aérea estudam o direito da guerra e o TPI
 

Como parte de seus eforços para aumentar o conhecimento e o respeito às regras da guerra, o CICV esteve no Rio de Janeiro, no dia 9 de setembro, realizando uma palestra sobre sua história e suas atividades humanitárias para os oficiais da EAOAr (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica), à convite da Força Aérea Brasileira (FAB).

 
Como parte de seus eforços para aumentar o conhecimento e o respeito às regras da guerra, o CICV esteve no Rio de Janeiro, no dia 9 de setembro, realizando uma palestra sobre sua história e suas atividades humanitárias para os oficiais da EAOAr (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica), à convite da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
 
CICV presta assistência a vítimas de escola russa
 

Equipes do CICV prestaram assistência aos hospitais que receberam as vítimas da tomada de reféns na escola de Beslam, no início do mês de setembro. Um caminhão carregado com material médico foi enviado aos hospitais da região. A Cruz Vermelha Russa prestou assistência psicológica para as famílias das vítimas. Desde o início da crise, em 1 de setembro, o CICV manteve contato regular com as autoridades russas e colocou-se à disposição para prover qualquer assistência humanitária necessária. Antes do trágico desfecho, o CICV chegou a apelar pela libertação dos reféns.

 
Muito pouco e muito tarde para as vítimas do Darfur
 

Em artigo para o jornal International Herald Tribune, publicado no Brasil pela Folha de S. Paulo de domingo, dia 5 de setembro, o presidente do CICV, Jakob Kellenberger, diz que deve ser encontrada uma solução política urgente para proteger a população civil da região e que a responsabilidade primeira é do governo sudanês. Leia a íntegra do artigo e todas as informações sobre a presença do CICV no Sudão.

 

 CICV intensifica relações com empresas privadas militares e de segurança

O setor de empresas privadas militares e de segurança viveu um crescimento espetacular depois do fim da guerra fria. Hoje, elas oferecem um leque de serviços em nível nacional e internacional que vai desde a instrução de tropas até o aconselhamento de chefes militares, passando por suporte operacional, proteção de bens e de pessoas, manutenção da ordem e realização de atividades de inteligência. O CICV intensifica suas relações com estas empresas para fazer com que elas conheçam e respeitem o direito internacional humanitário.
 

CICV Notícias - informativo mensal produzido pela Delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, a partir de informações institucionais, colhidas em mais de 79 delegações e escritórios do CICV em todo o mundo. Circulação por correio eletrônico, em formato html. Jornalista responsável: João Paulo Charleaux,  assessor de comunicação do CICV para o Brasil, Mtb 31218. Delegação do CICV no Brasil: SHIS QL 06 Conjunto 09 Casa 16 Lago Sul CEP 71620.095 Brasília DF Brasil Tel: + 55 61 248 0250 / + 55 61 248 38 40 Fax: + 55 61 248 7908 email brasilia.bra@icrc.org web site www.icrc.org. Autorizada reprodução total ou parcial do conteúdo desde que citada a fonte. Para receber informações diárias do CICV por email, em português, escreva solicitando inclusão na lista de destinatários de imprensa.