Mensagem Recebida

-----Mensagem original-----

De: Christiane da Silva Dias - Ascom

[mailto:christiane.dias@aids.gov.br]

Enviada em: quarta-feira, 1 de setembro de 2004 11:22

Assunto: Programa Nacional de DST/Aids ganha medalha do Unaids

Prioridade: Alta

 

> Segue release de mais um prêmio ganho pelo Programa de Aids com a visita,

> ontem, do diretor do Unaids, Peter Piot.

>

>

>

> <<Visita Peter Piot.doc>>

 

Ministério da Saúde

Secretaria de Vigilância em Saúde

Programa Nacional de DST/AIDS

Assessoria de imprensa

 

Programa Brasileiro de Aids ganha prêmio da ONU

 

 

31/08/04

 

 

 

A qualidade do Programa Brasileiro de Aids recebeu hoje (31/08) mais um reconhecimento internacional: uma medalha do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), pela liderança que o Brasil vem exercendo no plano internacional, para melhoria do enfrentamento da epidemia.

 

O prêmio foi entregue pelo diretor mundial do Unaids, Peter Piot, ao diretor do Programa Brasileiro de DST/Aids, Pedro Chequer, que o dedicou à dra. Lair Guerra, primeira diretora do programa. Chequer destacou que o sucesso das ações do país na luta contra a aids é resultado de uma decisão política que não sofreu interrupção em nenhum governo, e que vem sendo conduzida por pessoas que estão comprometidas com a construção desta causa desde a década de 80.

 

Peter Piot, que visita o Brasil pela quinta vez, disse que se surpreende sempre com o Programa Brasileiro de Aids, pelo envolvimento dele com novos desafios. "É a flexibilidade do Brasil em responder a esses desafios que faz do Programa um modelo para o mundo", afirmou.

 

Ele afiançou que nenhum outro país pode colaborar tanto com o Unaids para a execução de suas novas propostas para o enfrentamento global da epidemia, que agora toma nova direção: o combate à pobreza junto com as ações de aids; a necessidade de ampliação do tratamento e, por conseguinte, de alocação de mais recursos; e o fortalecimento e melhoria das políticas de prevenção.

 

O modelo do Programa brasileiro, que garante o tratamento junto com ações ousadas de prevenção é um exemplo a ser seguido em todo mundo, principalmente na África e no Caribe, disse Piot. Ele anunciou que vai criar uma página em português na "home page" do Unaids, e solicitou apoio do Programa Brasileiro para a execução. Piot elogiou, ainda, a qualidade e a criatividade das produções gráficas das campanhas brasileiras, que na sua opinião dão leveza à luta contra a aids.

 

Além da visita ao Programa Nacional de Aids, Peter Piot encontrou-se nessa terça-feira com o secretário Geral da CNBB, Dom Odilo Scherer e com o presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, que se encontra em visita oficial ao Brasil.

 

Nesta Quarta, (1º/09/04) ele se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Saúde, Humberto Costa, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para estabelecer novas propostas de cooperação internacional com o Brasil. O governo brasileiro já mantém acordo de cooperação técnica nas áreas de assistência, tratamento prevenção e organização da sociedade civil com 25 países, da África, América Latina e Caribe.

 

 

Mais informações: Assessoria de Imprensa do Programa Nacional de DST/Aids – (61) 448-8088