Mensagem Recebida

-----Mensagem original-----
De: Marina Pimenta Spinola Castro [mailto:marina.castro@mj.gov.br]
Enviada em: segunda-feira, 12 de julho de 2004 18:41
Para: undisclosed-recipients
Assunto: Parcerias marcam os 14 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Prioridade: Alta

 

 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS

 

Parcerias marcam os 14 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Distribuição de 1 milhão de ECA´s e desarmamento estão entre os destaques

 

BRASÍLIA, 12/07/2004 (PR) - Em comemoração aos 14 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) firmam uma série de parcerias amanhã, em Brasília, que visam fortalecer a garantia dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros. 

 

Representantes de seis estados do País (Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte) vão assinar um termo de compromisso ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. O sistema é um conjunto de normas, procedimentos e diretrizes que regulamentam o atendimento socioeducativo no território nacional. Entre as diretrizes estão a municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto (responsabilidade dos municípios de implantar as medidas de liberdade assistida e prestação de serviços a comunidade); parcerias intersetorias que garantam a proteção integral, reordenamento das unidades de internação e capacitação dos atores socioeducativos.

 

Na solenidade, será lançada a campanha “Estatuto da Criança e do Adolescente – Hora de Fazer Valer”, que vai garantir a distribuição de um milhão de Estatutos da Criança e do Adolescente para escolas e organizações públicas e da sociedade civil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conanda, sob o patrocínio da empresa Nestlé do Brasil S/A.  Na ocasião, o artista Elifas Andreato vai doar ao Conanda a marca criada para a campanha.

 

A campanha pelo desarmamento no Brasil será outro destaque da Sessão Solene. O Departamento da Polícia Federal e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos vão firmar parceria para a realização de campanha pelo desarmamento voltada para crianças e adolescentes. A idéia é realizar ações que tenham como foco o protagonismo do jovem na formação de uma cultura de paz e pela não violência.

 

Além disso, a deputada Maria do Rosário apresentará o relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. A solenidade de comemoração do Estatuto da Criança e do Adolescente será encerrada com a apresentação do grupo cultural “Liberdade Consciente”, formado por ex-internos do CAJE.

 

CONSELHOS TUTELARES SERÃO INFORMATIZADOS

Conselho do Paranoá recebe amanhã o computador

 

O conselho tutelar do Paranoá (DF) será o primeiro do Brasil a receber a doação de um computador conectado ao Sistema Informativo de Proteção à Infância e Adolescência (Sipia). Amanhã, às 15 horas, o ministro Nilmário Miranda vai entregar o equipamento ao conselho. A ação inaugura a distribuição de um lote de 800 computadores que serão distribuídos até o final do ano. Ao todo, serão 5 mil equipamentos.

 

A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Conanda e o Banco do Brasil. A entrega deste primeiro lote será gradativa e as capitais e cidades das regiões metropolitanas brasileiras terão prioridade, conforme informações do Banco do Brasil. As gerências locais do Banco entrarão em contato com os conselhos tutelares.

 

A ação integra os esforços da Secretaria Especial dos Direitos Humanos de fortalecer o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Os Conselhos Tutelares estão previstos em lei e entre suas atribuições está o recebimento de denúncias de ameaças ou violações dos direitos de crianças e adolescentes. São responsáveis pelo encaminhamento e acompanhamento dos casos a eles dirigidos. Por isso, é fundamental que eles estejam bem equipados. Atualmente, cerca de 3,7 mil municípios brasileiros possuem conselhos tutelares.

 

 

AGENDA 1

O QUE: SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO DOS 14 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

QUANDO: DIA 13 DE JULHO, ÀS 10 HORAS

ONDE: AUDITÓRIO TANCREDO NEVES, EDIFÍCIO SEDE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MAIS INFORMAÇÕES: (61) 429-3106/3142/3498

 

AGENDA 2

O QUE: ENTREGA DO COMPUTADOR AO CONSELHO TUTELAR DO PARANOÁ

QUANDO: DIA 13 DE JULHO, ÀS 15 HORAS

ONDE: CONSELHO TUTELAR DO PARANOÁ, QUADRA 21, ÁREA ESPECIAL - PARANOÁ

MAIS INFORMAÇÕES: (61) 429-3106/3142/3498