De: anaind@yahoogrupos.com.br [mailto:anaind@yahoogrupos.com.br] Em nome de Rede de Informações da ANAI
Enviada em: terça-feira, 19 de abril de 2005 13:44
Para: anaind@yahoogrupos.com.br
Assunto: [anaind] TI Raposa Serra do Sol: Governador recorre de homologação em RR
São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2005
Governador recorre de homologação em RR JOSÉ EDUARDO RONDON DA AGÊNCIA FOLHA
O governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), protocolou ação na Justiça Federal contra a homologação da terra indígena Raposa/Serra do Sol, anunciada na sexta-feira pelo governo federal. O governador ainda decretou luto oficial de sete dias no Estado.
A ação, com pedido de liminar, pede que sejam suspensos os efeitos do decreto presidencial que homologou a área (1,7 milhão de hectares no nordeste do Estado).
Ottomar deu entrada na ação, na 1ª Vara da Justiça Federal de Boa Vista, em seu próprio nome, e não como chefe do Executivo do Estado. "Como cidadão que vive em Roraima, sinto-me no direito de recorrer à Justiça em meu nome e em nome daqueles que dependem de mim e que estão tendo seus interesses contrariados."
Ontem foi publicado o decreto 6.289, no qual o governador determina luto de sete dias no Estado. O governo de Roraima é contrário à retirada de fazendeiros, arrozeiros e outros integrantes da população não-índia de dentro da reserva, determinada pela União.
No dia em que Lula homologou a área, Ottomar disse que não seria "complacente com a intervenção branca em Roraima".
Este grupo é a via de interlocução dos associados, parceiros e amigos da ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista)e visa promover a divulgação de informações e discussões sobre povos e terras indígenas e de Quilombos no Nordeste e Leste do Brasil e sobre política indigenista no Brasil e no mundo.
Links do Yahoo! Grupos
<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/anaind/
<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
anaind-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos: