De: Rinaldo
[mailto:rinaldof@smartsat.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 10 de março de 2005 11:33
Para: Comissão de Direitos Humanos/DECOM
Assunto: Manifesto ao Povo Pernambucano
MANIFESTO AO POVO DE PERNAMBUCO
PELO DIREITO Á HISTÓRIA
No dia lº de Abril de l964, o povo brasileiro foi surpreendido com a ocupação de ruas e áreas estratégicas, por tropas das Forças Armadas, em todas as cidades do país. Naquele momento, tomava-se conhecimento de um golpe militar, que atentava contra a legalidade institucional, com a finalidade de impedir a realização das chamadas Reformas de Base, em torno das quais se organizava a maioria da população. Prisões, torturas e assassinatos, tornaram-se presentes no nosso dia a dia. Muitos dos que foram mortos, e enterrados em lugares até hoje não revelados, continuam insepultos para as suas famílias.
As lutas pela conquista das atuais liberdades democráticas, baseadas no funcionamento do Estado de Direito, continuarão inconclusas, enquanto não forem claramente expostos os crimes perpetrados naquele período ditatorial. Por isso, é mais do que necessária a IMEDIATA abertura dos arquivos ainda sob o restrito controle das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Abin (antigo SNI), bem como o fornecimento de informações precisas desses órgãos, que permitam localizar os restos mortais dos militantes políticos, tidos como desaparecidos.
Nessa perspectiva, entidades diversas, sediadas em Pernambuco, vêm desenvolvendo ações que contribuam para unificação do processo reivindicatório que se desenvolve em todo o país, objetivando viabilizar o resgate e a preservação de nossa memória política, o que inclui o acesso direto aos arquivos, considerados secretos e sigilosos, através da redução dos prazos para a consulta pública e de procedimentos práticos para que esses documentos sejam acessados, sem nenhuma restrição.
A nossa luta é PELO DIREITO À HISTÓRIA!
E em registro dos 20 anos do término do regime militar, ocorrido no dia 15 de março de
1985, estamos lançando formalmente essa campanha, apelando para o apoio de todos os
pernambucanos que, conscientemente, estejam comprometidos
com a consolidação da democracia.
Auditório
da OAB/PE Rua do Imperador D. Pedro II nº 235 Santo Antônio