-----Mensagem original-----

De: Dois [mailto:paulo_dois@uol.com.br]

Enviada em: quinta-feira, 10 de março de 2005 13:24

Para: lietraturaindigena; anaind

Assunto: [anaind] os Kaiowá e Humberto Costa

 

 

Caros amigos

O texto a seguir foi escrito em 10/março por Clóvis Rossi, articulista da Folha de São Paulo, motivado pelos comentários do ministro da saúde Humberto Costa sobre as mortes de crianças Kaiowá. O texto original está no site http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1003200504.htm

 

Um abraço a todos,

Paulo Bagdonas

 

 

Normal?

SÃO PAULO - Triste a noção de normalidade no governo do PT, a julgar pelas declarações do ministro da Saúde, Humberto Costa, a respeito das mortes de crianças indígenas em Dourados (MS). Diz o ministro: "As mortes estão dentro do número que normalmente acontece. É claro que uma morte é sempre preocupante e não pode ocorrer. Não é justificativa ou explicação, mas não está se caracterizando uma mortandade maior do que nos anos anteriores". Ou esse rapaz, talvez transtornado pela boataria em torno de sua iminente demissão, perdeu completamente o bom senso ou resolveu imitar seu chefe na produção de batatadas sem o menor sentido. Desde quando alguém morrer de fome pode ser considerado um fato dentro do que "normalmente acontece"? O ministro parece não ter prestado atenção ao fato de que o que se discute (ou, pelo menos, se deveria discutir, fosse este um país minimamente sério) não é o índice de mortalidade dos índios ou dos brancos. Discute-se a vergonha e a indignidade que é morrer de fome, uma criança atrás da outra. Mas não basta para provocar indignação no ministro.

Ao contrário, ele reage como o mais caricatural dos burocratas. Dá de ombros. Se não for demitido para o toma-lá-dá-cá tradicional das reformas ministeriais, deveria sê-lo só por essa frase desgraçada.

 

__________________________________________________________________________

Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.

AntiPop-up UOL - É grátis!

http://antipopup.uol.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Este grupo é a via de interlocução dos associados, parceiros e amigos da ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista)e visa promover a divulgação de informações e discussões sobre povos e terras indígenas e de Quilombos no Nordeste e Leste do Brasil e sobre política indigenista no Brasil e no mundo.

Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:

http://br.groups.yahoo.com/group/anaind/

 

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:

anaind-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:

http://br.yahoo.com/info/utos.html