De: Rede de Informações da ANAI [mailto:rede@anai.org.br]
Enviada em: segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005 09:58
Para: Anaind
Assunto: [anaind] Evento Nzila Kuna Zambi (As Tradições Religiosas de Origem Bantu na Bahia)
Prioridade: Alta

 

NZILA KUNA ZAMBI

AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE ORIGEM BANTU NA BAHIA

 

Casa de Angola na Bahia

 

Exposição Etno-Fotográfica

02 de março a 02 de abril de 2005

 

Seminário Interdisciplinar

02 a 04 de março de 2005

 

O evento Nzila Kuna Zambi é resultado do Projeto Nzila: As Tradições Religiosas de Origem Bantu na Bahia. Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores pluridisciplinar, o Projeto Nzila tem como objetivo o mapeamento, o estudo antropológico e etnomusicológico das comunidades e tradições religiosas de origem bantu no Estado da Bahia.

 

Composto por uma Exposição Etno-Fotográfica (150 fotografias) e um Seminário Interdisciplinar, o evento Nzila Kuna Zambi pretende trazer elementos novos para o conhecimento da religiosidade de origem bantu na Bahia, nos seus aspectos antropológicos, históricos, lingüísticos e musicais. Busca-se assim contribuir no resgate de tradições ancestrais ainda desconhecidas que participam da diversidade cultural do Brasil.

 

Reunindo povo de santo  - sacerdotes e representantes da nação Angola -  e estudiosos, o Seminário abordará de forma interdisciplinar assuntos ligados à discriminação, valorização, preservação e reelaboração dessas tradições, no Brasil e na África. Frutos da parceria entre povo de santo e pesquisadores, os resultados do evento Nzila Kuna Zambi virão compor parte do acervo Nzila, a ser mantido por um conselho reunindo os representantes das comunidades religiosas envolvidas.

 

Prof. Dr. Xavier Vatin

Coordenador

 



Este grupo é a via de interlocução dos associados, parceiros e amigos da ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista)e visa promover a divulgação de informações e discussões sobre povos e terras indígenas e
de Quilombos no Nordeste e Leste do Brasil e sobre política indigenista no Brasil e no mundo.