Mensagem Recebida
                                                     

 

-----Mensagem original-----
De: Ricardo Álvares [mailto:ricardo_alvares@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 22 de junho de 2004 21:47
Para: Grupo CEDEFES
Cc: Grupo ANAI; Grupo NEPE
Assunto: [anaind] Lançamento do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas

 

Lançamento do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas - 22/06/2004

Local: Brasília - DF
Fonte: Conselho Indigenista Missionário
Link: http://www.cimi.org.br

Preocupadas com as constantes ameaças aos direitos dos povos indígenas garantidos pela Constituição de 1988 e com o retrocesso na aplicação das políticas públicas que assistem os povos, entidades indigenistas e organizações indígenas se uniram para a criação do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas.

Com o objetivo de debater e acompanhar as políticas públicas e a aplicação dos direitos dos povos indígenas no Brasil, bem como, as proposições legislativas, o Fórum será lançado amanhã (23), às 10 horas, no auditório JK da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Proposto pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Instituto Socioambiental (Isa), Conselho Indígena de Roraima (Cir), Comissão Pró-Yanomami, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Indígenas e 6ª Câmara do Ministério Público Federal, o Fórum apoiará as demandas das organizações indígenas e divulgará informações sobre a situação dos direitos indígenas no Brasil.

Segundo as entidades indigenistas e as organizações indígenas, propositoras do Fórum, “após um período de significativos avanços, assistem hoje uma real ameaça aos direitos indígenas.   Antigos conceitos e pré-conceitos que balizaram as relações entre Estado e índios, voltam a ser reivindicados por alguns setores do Estado e do governo, amparados nos mesmos argumentos ultrapassados, e como dantes, em interesses privados.  Os resultados desse retrocesso já são visíveis no acirramento de conflitos, no aumento da violência contra indígenas, no incremento de posturas racistas e preconceituosas, e na iniciativa de agentes do Estado em cercear a aplicação dos direitos indígenas”.

O lançamento contará com a participação do Procurador-Geral da República, Cláudio Fonteles, Dom Tomás Balduíno, lideranças indígenas, parlamentares e representantes de entidades indigenistas e de organizações indígenas.

O que: Lançamento do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas
Quando: Quarta-feira (23), às 10 horas.
Onde: Auditório JK da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Fonte: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=112873