Mensagem Recebida

 

-----Mensagem original-----
De: Marina Pimenta Spinola Castro [mailto:marina.castro@mj.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 7 de outubro de 2004 16:15
Assunto: Programa inédito qualifica adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
Prioridade: Alta

 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS

 

Programa inédito qualifica adolescentes

que cumprem medidas socioeducativas

 

BRASÍLIA, 07/10/2004 (PR) - Ampliar as possibilidades de inclusão social de adolescentes atendidos por medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro. Este é o objetivo do Programa Trilhas do Futuro, que será lançado amanhã, dia 8, às 11 horas, no Auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, o Ministério da Previdência Social (MPS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio (SENAC Rio) e a Secretaria de Estado da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro (SEIJ).

 

O Programa Trilhas do Futuro integra os esforços do governo federal de implementar um novo modelo de atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Inédito no País, o Programa vai garantir a formação profissional de 105 adolescentes em unidades de privação de liberdade, de internação provisória, de semiliberdade e em liberdade assistida no Estado do Rio de Janeiro. O Trilhas do Futuro servirá de modelo de educação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, capaz de ser ampliado e apropriado por outros parceiros e pelos demais integrantes dos sistemas de atendimento sócio-educativo no País.

 

Os adolescentes participarão de oficinas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades básicas e de gestão, e de habilidades específicas, utilizando a proposta pedagógica do SENAC Rio, a partir de processo já aplicado com sucesso no trabalho com jovens de baixa renda. Toda a metodologia será adaptada ao contexto das medidas socioeducativas, à natureza dos ambientes e às peculiaridades da situação dos adolescentes.

 

A Oficina de Competência Básica vai desenvolver a leitura, a interpretação, a expressão verbal, a atuação em equipe e a valorização da auto-estima. Além desses conteúdos, serão abordados temas relacionados à saúde, à cidadania e ao mercado de trabalho.

 

Os temas das Oficinas de Habilidades Específicas foram escolhidos levando em consideração a demanda dos adolescentes, o caráter inovador e o alto potencial de inserção no mercado. Serão oferecidos os cursos de manutenção de impressoras, móveis em Pet, grafismo, pizzaiolo, padeiro, garçom, maquiagem, depilação e recreação infantil.

 

Dos adolescentes em liberdade assistida, 15 serão inseridos no programa “Portal do Futuro”, e terão as aulas ministradas no Galpão de Trabalho e Cidadania do SENAC, no Irajá. As demais oficinas serão desenvolvidas no CRIAM São Gonçalo, no Educandário Santos Dumont e no Instituto Padre Severino, de responsabilidade do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase).

 

Além das oficinas oferecidas pelo SENAC Rio, uma outra inovação, de iniciativa do Ministério da Previdência Social, por meio da Coordenação do Programa de Educação Previdenciária, é a aplicação de um módulo sobre Previdência Social, especialmente adaptado para o Programa “Trilhas do Futuro”. O Ministério também irá participar, ao término das atividades, previsto para março de 2005, da avaliação dos resultados em conjunto com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

 

MAIS INFORMAÇÕES: (61) 429-3498/9805/9205