Release - 30/03/2005
 

    wpeA.jpg (2881 bytes) wpe9.jpg (2201 bytes)                                                 wpe8.jpg (1517 bytes)

 

Brasília, 30 de março de 2005

 

 

Comissão de Direitos Humanos denuncia a "travessia mortal de brasileiros" em busca de terras americanas"

 

Este é o tema da audiência pública que a CDHM realiza na próxima quinta-feira (31/03), para analisar as denúncias levantadas pelo jornalista Alan Rodrigues, Revista IstoÉ, que relata a descoberta de um cemitério clandestino na região do deserto de Yama, na Califórnia, onde supostamente estariam enterrados 180 brasileiros, supostamente "vítimas da polícia americana", que matam os imigrantes que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, pela fronteira mexicana

A reportagem trata também da ação ilegal de agências de turismo de fachada, que iludem trabalhadores com falsas promessas de emprego e estabilidade financeira em terras americanas.

"Precisamos esclarecer estas denúncias para que possamos tomar providências enégicas e com isso evitar novas mortes", afirmaram a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Iriny Lopes (PT/ES)e o deputado Ivo José (PT/MG), ambos requereram a realização deste debate.

A Comissão também ouvirá o depoimento do jornalista Walter Alvarenga, responsável pelo Programa intitulado "Nova York, sonho de um brasileiro, exibido pela TV Poços, Rede Minas. "O depoimento de Alvarenga é super importante devido à pesquisa que ele possui sobre o desespero dos brasileiros em busca do sonho chamado Estados Unidos", conta o deputado Geraldo Thadeu (PPS/MG), requerente deste depoimento.

No programa são denunciados os esquemas usados pelas quadrilhas especializadas em mandar brasileiros para os Estados Unidos. Poços de Caldas entrou para a rota clandestina como o segundo município mineiro que mais envia brasileiros para os Estados Unidos.

Participam também do debate os representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A audiência acontece às 10 horas, no plenário 10, anexo II.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Janete Lemos

(61)9974-0354/216-6570

voltar