wpeA.jpg (2881 bytes) wpe9.jpg (2201 bytes)                                                 wpe8.jpg (1517 bytes)

 

 

Caravana visita remanescentes de quilombos

 

Equipe Informes com Agencia Estado

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai organizar uma caravana para conhecer algumas das comunidades de remanescentes de quilombo brasileiras. A presidente da comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES), disse que a caravana será importante para se conhecer a realidade dessas comunidades. “Vamos saber dos problemas sociais e econômicos que atingem essas comunidades”, disse.

Iriny lembrou ainda que a maioria dessas comunidades remanescentes dos quilombos depende da legalização das terras. Para a deputada, esta legalização teria uma “repercussão positiva na inclusão social dessas comunidades”.

Para o deputado Luiz Alberto (PT-BA), autor da iniciativa, “os parlamentares que não têm um envolvimento direto com essa questão têm muitas vezes uma visão ilusória e romântica do que seria uma comunidade de quilombo", afirma.

A comissão quer avaliar como as políticas públicas chegam a essas comunidades e ajudar o governo federal na elaboração de novas. "Vamos mostrar a realidade dura dessas comunidades, que não contam com estrutura nenhuma, energia elétrica, água tratada, escola, posto de saúde", diz o deputado. A expectativa é de que a viagem seja no início do próximo semestre.

Serão visitadas comunidades já reconhecidas e tituladas, não tituladas e também as não reconhecidas. Na próxima semana, serão definidos o roteiro e o grupo que vai desenvolver o trabalho.

 

voltar