Câmara dos Deputados

Comissão de Direitos Humanos

Brasília, 03 de dezembro de 2003


Direitos Humanos debate trabalho semi-escravo em canaviais.


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, dia 3, uma audiência Pública sobre as precárias condições de trabalho das cortadoras de cana do interior do Brasil. A audiência é uma iniciativa conjunta das deputadas federais Iriny Lopes (PT-ES), Luci Choinacki (PT-SC) e Dra. Clair (PT-PR).

A audiência ocorrerá às 14h30 no Plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados, quando será exibida uma reportagem produzida pela Rede Record de Televisão, que relata o trabalho semi-escravo adotado nos canaviais do interior de São Paulo.

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Correia, estará presente à audiência que contará também com o representante da Federação dos Empregados Rurais de São Paulo, Élio Neves, e o representante da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo, Rui de Oliveira Magrini.

São 450 mil mulheres em todo o país vivendo uma situação de total falta de respeito a sua condição humana. Não possuem direitos trabalhistas, não trabalham com carteira profissional assinada, não têm férias, nem direito à aposentadoria. A situação verificada pela reportagem no interior de São Paulo infelizmente faz parte do interior de vários outros estados do Brasil”, destacou Iriny Lopes.

A deputada Luci Choinacki destaca que é inconcebível a situação vivida pelas mulheres cortadoras de cana. “É inadmissível em um país democrático que o direito mínimo não tenha chegado a essas mulheres, trabalhadoras rurais”, declarou a deputada.



Luciana Lima

Assessora de imprensa

(61) 8118-6267

(61) 318-3267



Câmara dos Deputados - anexo II - sala 185A - Pavimento Superior -CEP 70.160-900 - Brasília - DF - Brasil

tel: (061) 318-8284/8285 - fax: (061) 318-2170 e-mail: cdh@camara.gov.br

Home page: http://www.camara.gov.br/cdh