wpeA.jpg (2881 bytes) wpe9.jpg (2201 bytes)                                                 wpe8.jpg (1517 bytes)

 

 

CDHM ACOMPANHA INVESTIGAÇÕES DE CHACINA NO RIO

 

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Iriny Lopes (PT-ES) e o deputado Chico Alencar (PT-RJ) estão hoje no Rio de Janeiro acompanhando as investigações sobre a chacina na Baixada Fluminense na noite de ontem, em que 29 pessoas teriam sido executadas.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro suspeita que policiais militares possam estar envolvidos. Em nota oficial, o secretário de segurança pública, Marcelo Itagiba, afirmou que os crimes podem ser uma represália à prisão de oito PMs acusados de matar duas pessoas. A cabeça de uma dessas duas vítimas foi jogada dentro de um quartel da PM. A presidente se reúne ainda hoje com o secretário de Segurança Pública.

 

COMISSÃO PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE BRASILEIROS NOS EUA E MÉXICO

 

Decisões tomadas pela deputada Iriny Lopes, encaminhando propostas surgidas durante a audiência pública que debateu, ontem, a violação de direitos humanos de brasileiros que tentam entrar nos EUA pela fronteira do México:

Solicitará, na próxima semana, aos ministros da Justiça e das Relações Exteriores e ao diretor da Polícia Federal:

  1. Abertura de investigações sobre a atuação ilegal dos agenciadores que cobram de US$ 10 mil a US$ 15 mil para ajudar os emigrantes brasileiros a ingressar clandestinamente nos EUA.

  2. Existência de crianças brasileiras detidas em presídios norte-americanos. Essas crianças teriam sido presas, conforme depoimentos colhidos pelo jornalista Alan Rodrigues, da Isto É, junto com os pais durante a travessia e já nos EUA onde trabalhavam sem documentos oficiais.

  3. Existência de brasileiros vítimas de trabalho escravo nos EUA em pagamento da entrada ilegal deles naquele país. Essas empresas nos Estados Unidos seriam ligadas aos mesmos "coiotes" que, no Brasil, arregimentam e organizam a ida dos brasileiros.

  4. Sugerir a criação de um telefone oficial, "0800", para receber denúncias sobre violação de direitos humanos de brasilerios no exterior.

  5. Elaboração e distribuição de folders com explicações sobre as exigências legais para ingresso nos países de destino de emigrantes, além dos riscos da tentativa de entrada irregular, contratação de agenciadores etc.

  6. Solução para o translado para o Brasil de corpos de brasileiros mortos nos EUA.

 

Márcio Marques de Araújo - Secretário da CDHM