Plenário

Câmara aprova em dois turnos a PEC dos Lotéricos

Texto segue para o Senado

15/12/2022 - 19:52  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Proposições Remanescentes do Dia Anterior. Dep. Darci de Matos(PSD - SC)
Darci de Matos, relator da proposta

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (15), em dois turnos, a PEC dos Lotéricos para conceder prazo de vigência adicional a contratos atuais de todos os agentes lotéricos com a Caixa Econômica Federal. A proposta será enviada ao Senado.

A PEC 142/15 é iniciativa do deputado Fausto Pinato (PP-SP) e originalmente previa a prorrogação de contratos existentes antes da Constituição de 1988 se o contrato fosse por prazo indeterminado.

A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo da comissão especial, elaborado pelo deputado Darci de Matos (PSD-SC). De acordo com o texto, a medida beneficia indistintamente os agentes lotéricos que atuam sob o regime de permissão ou que foram apenas credenciados. No primeiro caso, estão os que venceram licitações organizadas pela Caixa.

O segundo grupo abrange 6.310 lotéricos com contratos anteriores à Constituição de 1988, que não passaram por processo licitatório. São pessoas físicas ou jurídicas que receberam apenas credenciamento para atuar como revendedoras dos bilhetes de loteria – na época isso era permitido.

Uma lei de 2015 considerou válidos estes contratos sem licitação prévia, e ainda os prorrogou pelo prazo de 20 anos. No entanto, essa lei vem sendo questionada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acordo
Inicialmente, o texto aprovado na comissão previa uma prorrogação por 50 anos e estabelecia que os lotéricos deveriam vender exclusivamente os demais produtos ofertados pela Caixa. Entretanto, em acordo de Plenário, os deputados aprovaram dois destaques do PSD e retiraram esses pontos da PEC.

Saiba mais sobre a tramitação de propostas de emenda à Constituição

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta