Política e Administração Pública

Deputados dizem que há clima favorável para aprovar PEC da Transição

Texto deve ser apresentado pelo governo eleito para flexibilizar teto de gastos e permitir cumprimento de promessas de campanha

10/11/2022 - 14:15  

Parlamentares que participaram nesta quinta-feira (10) da reunião com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para debater o governo de transição avaliam que há clima favorável para aprovar a chamada “PEC da Transição”.

O texto, que deve ser apresentado na próxima semana, tem como objetivo permitir que seja aberto um espaço orçamentário para que o novo governo consiga cumprir as promessas eleitorais por meio da flexibilização das regras do teto de gastos em programas de transferências de renda.

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Wolney Queiroz PDT-PE
Wolney Queiroz: parlamentares demonstram boa vontade com a proposta

O líder da Oposição, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), disse que há chances de a proposta ser aprovada na Câmara. Segundo ele, tanto os parlamentares da legislatura atual quanto os da próxima demonstram um clima favorável para aprovar o texto. “É isso que queremos. Um clima distensionado”, afirmou.

Diálogo
Vice-líder da Minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE) destacou que o objetivo é baixar a temperatura e ampliar o diálogo para aprovar a PEC. “O melhor para o País é buscar um amplo consenso na Câmara Federal”, defendeu.

O deputado Alexandre Frota (Pros-SP) declarou que está disposto a ajudar o novo governo para aprovar a proposta. De acordo com ele, há uma sensação de entendimento de que o Brasil progredirá se houver um maior diálogo entre as instituições.

“Temos uma batalha até o dia 17 de dezembro, que é a PEC. Estou à disposição para que a coisas deem certo. Ontem, vimos o Lula fazer em um dia o que o Bolsonaro não fez em quatro anos”, disse o parlamentar.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o presidente eleito tem trabalhado para aumentar sua base de sustentação no Congresso. Segundo ela, o diálogo de Lula com os atuais congressistas ajuda na aprovação da proposta.

“Vamos receber as orientações para que possamos aprovar a questão do salário mínimo e da transferência de renda. Isso requer um grande diálogo com Câmara e o Senado para mexer no Orçamento”, declarou Benedita.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.