Meio ambiente e energia

Projeto cria campanhas sobre câncer de mama e de próstata em animais de estimação

Proposta estabelece o Outubro Rosa Pet e o Novembro Azul Pet

27/07/2021 - 20:01  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Cássio AndradePSB - PA
Cássio Andrade: a incidência dessas doenças vem aumentando nos animais de estimação

O Projeto de Lei 1881/21 cria as campanhas “Outubro Rosa Pet” e “Novembro Azul Pet” para conscientizar a população sobre a importância de submeter animais de estimação a exames regulares para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de doenças na próstata decorrentes da castração. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, as atividades de conscientização poderão ser realizadas em parceria com a sociedade civil ou integrar as atividades de conscientização das campanhas Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata) já realizadas pelo poder público.

"O câncer de mama e as doenças de próstata não são uma exclusividade dos humanos. Nos animais de estimação, como cães e gatos, a incidência dessas doenças também vem aumentando, dado o aumento nas suas expectativas de vida e uma cultura ainda incipiente de castração dos animais”, diz o autor, deputado Cássio Andrade (PSB-PA).

As despesas das campanhas, segundo o texto, serão custeadas pelo orçamento federal.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1881/2021

Íntegra da proposta