Agropecuária

Comissão retoma debate sobre mudanças no crédito para o agronegócio; assista

16/07/2021 - 08:45  

Christiano Antonucci/Secom-MT
Agropecuária - plantações - Lavoura de Algodão - tratores
Novo modelo aproxima setor rural do mercado financeiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados dá continuidade nesta sexta-feira (16) ao seminário sobre as mudanças do crédito para o agronegócio no Brasil.

Assista no YouTube.

Participam da discussão hoje, no plenário 6, às 9 horas, representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNDES, do Sicredi, do Banrisul, do Itaú, do Bradesco e da BWZ - Assessoria Agroempresarial.

O pedido para realização do evento é do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ele quer debater recentes alterações na legislação que permitiram a criação de alternativas no sistema de crédito agrícola e a modernização nas formas de financiar as atividades rurais. "São medidas que aproximam o setor do grande mercado financeiro", disse.

Ele cita o exemplo da primeira operação do BNDES como agente garantidor de financiamentos agropecuários, em abril deste ano. "O novo modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e vai permitir a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos para custeio e investimento", explicou.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.