Saúde

Comissão debate nova classificação da OMS que trata a condição de velhice como doença; assista

15/07/2021 - 10:16  

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Saúde - coronavírus - Covid-19 pandemia idosos ônibus transporte coletivo grupo de risco
Decisão da OMS que inclui a velhice na lista de doenças vale a partir de 2022

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (15) para discutir a inclusão da velhice na Classificação Internacional de Doenças (CID), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O debate será no plenário 12, às 10 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa pelo e-Democracia.

Assista no YouTube.

Confirmaram presença na audiência o médico epidemiologista e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Juan Escalante; o médico e gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade (Brasil) e co-diretor da Age Friendly Foundation, Alexandre Kalache; e a gerontologista Lidiane Charbel Souza Peres. Veja a lista completa de convidados.

A deputada Leandre (PV-PR), uma das autoras do pedido para realização da audiência, lembra que a nova edição de Classificação Internacional de Doenças, adotada em 2019 na Assembleia Mundial da Saúde e prevista para entrar em vigor a partir de 2022, trouxe uma alteração em que a condição de velhice passa a ser considerada doença.

"Importante ouvir especialistas que respondam a interrogações como: velhice então é uma doença, um sintoma, ou uma fase da vida? No que isso implica para a vida das pessoas idosas?", observa a deputada.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.