Meio ambiente e energia

Frente Parlamentar Ambientalista debate importância da Emenda Kigali para o Brasil

A Emenda define prazos para reduzir o uso de hidrofluorcarbonos em equipamentos de refrigeração e condicionadores de ar

02/06/2021 - 08:02  

Schezar
Aparelhos de ar condicionado em edifícios
Equipamentos de ar-condicionado usam HFCs

A Frente Parlamentar Ambientalista promove uma live nesta quarta-feira (2) para discutir a importância da Emenda Kigali para o Brasil diante do contexto climático do planeta.

A Emenda Kigali, em vigor em cerca de 100 países desde 2019, define um cronograma de redução da produção e consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs), substância usada em equipamentos de refrigeração e condicionadores de ar. Embora não causem danos à camada de ozônio, os HFCs têm elevado potencial de efeito estufa.

Foram convidados para o encontro:
- a diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Teresa Liporace;
- o professor do Instituto Mauá de Tecnologia e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Roberto de Aguiar Peixoto;
- o presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Arnaldo Basile; e
- o diretor de Meio Ambiente da Abrava, Renato Giovani Cesquini.

O debate acontecerá a partir das 19 horas e poderá ser acompanhado nas páginas da Frente Ambientalista no YouTube e no Facebook.

Acordo internacional
No dia 22 de abril, a frente parlamentar entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), documento pedindo a votação do Projeto de Decreto Legislativo 1100/18, que aprova o texto da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal.

O documento foi entregue no dia em que teve início a Cúpula do Clima – reunião de líderes globais organizada pelo presidente dos Estados Unidos para discutir a agenda ambiental.

Da Redação - MB
Com informações da Frente Parlamentar Ambientalista

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.