Saúde

Comissão aprova proposta que cria regra para cirurgia bariátrica no SUS

Regulamentação da futura lei caberá ao Ministério da Saúde

14/05/2021 - 16:50  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Apresentação de Plano de Trabalho e oitivas de testemunhas. Dep. Luiz Lima (PSL - RJ)
Deputado Luiz Lima, relator do projeto de lei

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (12) proposta que regulamenta cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) destinadas ao atendimento de pacientes com obesidade.

O Projeto de Lei 1978/15 foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ). Ele considerou os três apensados e a posição da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

“Uma futura lei pode e deve reforçar a importância da utilização de critérios corretos, mas não deve engessar as diretrizes”, explicou Luiz Lima. “Além disso, precisa ampliar a prioridade para realização da cirurgia”, continuou o relator.

Prioridades
O substitutivo aprovado pela comissão da Câmara define, no âmbito do SUS, diretrizes para o tratamento da obesidade e assegura prioridade em cirurgias bariátricas às pessoas com deficiência, diabetes e hipertensão arterial. A regulamentação da futura lei caberá ao Ministério da Saúde.

“O tratamento cirúrgico é apenas parte do tratamento integral da obesidade, que é prioritariamente baseado na promoção da saúde e no cuidado clínico”, disse o autor da proposta na versão original, o ex-deputado Felipe Bornier.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta