Política e Administração Pública

Talíria Petrone é a nova líder do Psol na Câmara dos Deputados

03/02/2021 - 19:23  

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) assume, a partir desta quarta-feira (3), a liderança do Psol na Câmara e ficará à frente da bancada até o final do ano. O nome da parlamentar foi confirmado em reunião de bancada na manhã desta quarta. Talíria entra no lugar da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Coletiva sobre Projeto de Lei que autoriza a mineração em terras demarcadas. Dep. Talíria Petrone (PSOL - RJ)
Talíria Petrone substitui Sâmia Bomfim na liderança do Psol

Petrone é uma das poucas deputadas negras a se tornar líder de um partido na Câmara. Eleita com 107.317 votos — a nona mais votada do estado do Rio de Janeiro —, está em seu primeiro mandato de deputada federal. Antes era vereadora em Niterói, tendo sido a mais votada em 2016.

A deputada ressalta seu compromisso de trabalhar para colocar em pauta as propostas históricas defendidas pelo partido. Entre elas, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, o retorno do auxílio emergencial e o combate à pandemia, com ampliação da vacina para o conjunto da população.

Talíria Petrone afirma que defenderá as lutas antirracista, contra o genocídio do povo negro e contra a violência na política, que atinge sobretudo mulheres negras.

“Minha liderança será baseada no diálogo com os movimentos sociais. Colocarei em pauta nossas propostas, conectadas com os interesses do povo, da classe trabalhadora, da população negra, das mulheres, dos povos indígenas e comunidades quilombolas e da população LGBTQI”, ressalta.

Da Redação - AC
Com informações da assessoria de imprensa da deputada

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.