Política e Administração Pública

Novo código do Conselho de Ética já tem acordo para votação em Plenário

18/05/2011 - 19:52  

Brizza Cavalcante
Dep. Carlos Sampaio (PSDB-SP) e deputado José Carlos Araújo (PDT-BA)
José Carlos Araújo (D): não tem cabimento ficarmos sempre entre a cassação e a absolvição.

O novo código do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar está pronto para votação em Plenário e deve ser incluído em breve na pauta, segundo informou hoje o presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA). Há entendimento com a Mesa Diretora e com o Colégio de Líderes, acrescentou ele, para a aprovação da matéria. “Com a mudança no código, vamos sair, pelo menos em parte, da camisa de força em que nos encontramos”, comemora Araújo.

Sorteio de relatores
Uma das mudanças mais importantes, adiantou o presidente do conselho, será o novo rito para a indicação dos relatores dos processos contra deputados. Houve acordo em torno de uma emenda que determina o sorteio de três nomes, entre os quais o presidente deverá escolher um.

O texto base do novo código é o substitutivo do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), ex-corregedor da Casa, ao Projeto de Resolução (PRC) 137/04, da ex-deputada e atual senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Penas alternativas
Outra mudança de relevo, destacou o presidente José Carlos Araújo, será a adoção de penas alternativas. “Não tem cabimento continuarmos dispondo apenas da pena máxima, porque assim ficamos sempre entre a cassação e absolvição”, explicou ele.

As penalidades previstas pelo novo código, aplicáveis conforme a gravidade da infração, são:
1) censura, verbal ou escrita;
2) suspensão de prerrogativas regimentais por até seis meses;
3) suspensão do exercício do mandato por até seis meses; e
4) perda de mandato.

Também é previsto o ressarcimento aos cofres públicos no caso do recebimento de quantias consideradas indevidas. “Essas normas dotam o conselho de ferramenta eficaz para zelar pelo decoro parlamentar”, disse José Carlos Araújo.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 137/2004

Íntegra da proposta