Áreas tombadas poderão ter rede elétrica subterrânea
15/07/2008 - 19:02
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2975/08, que obriga a instalação subterrânea das redes de distribuição elétrica em áreas urbanas de valor histórico cultural reconhecidas por órgãos estatais, principalmente pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A instalação subterrânea deverá ocorrer tanto nas áreas já tombadas como naquelas tombadas depois da promulgação da lei. O autor da proposta, deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), afirma que "os custos para as adaptações na rede elétrica não são altos pois não englobam cidades inteiras, apenas algumas áreas".
Preparação para o turismo
Rosenmann destaca que as cidades de valor histórico cultural reconhecido são pólos turísticos e que as instalações elétricas - como postes e cabos - "enfeiam a paisagem, dificultam a movimentação de pessoas e de veículos e expõem a população a riscos de acidentes".
O deputado enfatiza que "o Brasil deve se preparar para o turismo, para receber o turista". Ele lembrou que o projeto foi elaborado por sugestão da ex-prefeita da cidade de Antonina (PR) Munira Peluso.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Minas e Energia; de Educação e Cultura; de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão rejeita restrição a trânsito em áreas tombadas
Proposta libera reforma urgente em imóvel tombado
Iphan aprova tombamento do prédio do Congresso Nacional
Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres
Colaboração - Jamila Tavares
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA