Agropecuária

Projeto suspende licenças para derrubadas na Amazônia

03/03/2008 - 21:11  

O Projeto de Lei 2507/07, da deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT), suspende por três anos as licenças para desmatamentos e queimadas na Amazônia Legal. De acordo com Thelma de Oliveira, a medida poderá minimizar os impactos ambientais e possibilitar a discussão de alternativas que considerem a preservação ambiental como uma atividade rentável no processo de desenvolvimento sustentável da região.

A deputada afirma que dados do projeto Detecção do Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam aumento médio de 8% no desmatamento da Amazônia de 2006 para 2007. "Em algumas áreas o aumento é de até 600% (em Rondônia) e 84% (no Mato Grosso)", detalha. Em conseqüência da retirada da vegetação, segundo a deputada, as bacias hidrográficas de Mato Grosso já perderam de 32% a 43% de sua cobertura vegetal original.

Thelma de Oliveira lembra que a Amazônia brasileira compreende 3,6 milhões quilômetros quadrados, o equivalente a 42,07% do País. "A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território, em um total de 5 milhões de quilômetros quadrados, e abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins", explica a parlamentar.

Ela esclarece ainda que a Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de animais e plantas. Hoje, a área total atingida pelo desmatamento da floresta corresponderia a mais de 350 mil quilômetros quadrados, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano.

De acordo com a deputada, pesquisadores estimam que 40% da Amazônia poderão desaparecer até 2050, se não houver uma mudança no modelo de exploração da região. "É necessário que a preservação das florestas seja transformada em atividade rentável para os proprietários", defende.

Tramitação
O projeto terá análise em caráter conclusivo nas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Líder quer solução para licença ambiental pendente no Pará
PV cobra de ministra controle do desmatamento na Amazônia
Comissão externa poderá avaliar desmatamento na Amazônia
Tocantins pode ser excluído da Amazônia Legal

Reportagem - Maria Neves
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2507/2007

Íntegra da proposta