Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
FecharAcessível em Libras

O conteúdo deste portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras.

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > TV Câmara > Baixe e Use > Humanidades Interprogramas
Pesquisar
pesquisa avançada

Baixe e Use

Humanidades Interprogramas

Brasília 50 anos - Eixos - Projeto de Lucio Costa (2')

Brasília 50 anos - Eixos - Projeto de Lucio Costa

Lucio Costa não pretendia concorrer. Apenas desvencilhar-se de uma solução que nasceu pronta. O projeto do Plano Piloto, animado e com explicações originais do próprio autor, é o tema desse interprograma feito em homenagem a Lucio Costa. O arquiteto que inventou Brasília.

Brasília 50 anos – Escalas do Plano Piloto 1 - Residencial (3')

Brasília 50 anos – Escalas do Plano Piloto 1 - Residencial

Escala Residencial - Eixos arqueados, superquadras, pilotis, edifícios com gabaritos uniformes de seis andares, áreas verdes comuns a todos os moradores. Conheça nesse interprograma o projeto de Lucio Costa para os habitantes do Plano Piloto.

Brasília 50 anos - Escalas do Plano Piloto 2 - Gregária (2')

Brasília 50 anos - Escalas do Plano Piloto 2 - Gregária

Escala Gregária - Brasília tem setores reservados para hotéis, bancos, comércio e diversão. Espaços organizados para a multidão e propícios ao encontro. A plataforma rodoviária é o ponto de convergência desses setores. Para entender é só assistir a esse interprograma.

Brasília 50 anos - Escalas do Plano Piloto 3 - Monumental (2')

Brasília 50 anos - Escalas do Plano Piloto 3 - Monumental

Escala Monumental - No eixo retilíneo do Plano Piloto estão os principais monumentos de Brasília. Lucio Costa desejava uma cidade monumental mas sem ostentação. Essa missão coube a Niemeyer. Veja, nesse interprograma, como foi pensado e como ficou o projeto de Lucio Costa.

Brasília 50 anos – Escalas do Plano Piloto 4 - Bucólica (2')

Brasília 50 anos – Escalas do Plano Piloto 4 - Bucólica

Escala Bucólica - Uma cidade sem muralhas. Áreas livres, arborizadas. Gramados concebidos como tapetes. O verde dá ritmo e harmonia ao Plano Piloto. Nesse interprograma é possivel conhecer o projeto de Lucio Costa para uma Brasília bucólica.

Brasília 50 anos – João de Barro (2')

Brasília 50 anos – João de Barro

Lucio desenhou. Oscar imaginou o formato dos edifícios. Os candangos, com suor e entusiasmo, converteram a ideia em luz, concreto e aço. E mesmo a cidade pronta e completando meio século, tem quem continue construindo, levantando, trabalhando o barro, erguendo, criando.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Águas Claras (3’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Águas Claras

Águas Claras fica a 19 km do centro de Brasília. O bairro é alternativa para a classe média, que não pode pagar os preços proibitivos do Plano Piloto e quer apartamentos maiores.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Ceilândia (3’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Ceilândia

Para quem tem de chegar cedo ao Plano Piloto e mora na cidade de Ceilândia, a melhor opção é o metrô. De carro, muito trânsito. De ônibus, muita espera.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Condomínio RK (3’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Condomínio RK

Antítese perfeita da cidade planejada, os condomínios ao redor do Plano Piloto já têm cerca de 500 mil habitantes. Eles são hoje prova do crescimento desordenado da cidade modernista.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Guará (3’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Guará

Neste minidocumentário, Arthur mostra como vai do Guará, uma das primeiras cidades do DF, para a Esplanada dos Ministérios, sem usar o carro. Ele economiza no tempo, no bolso e na poluição.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Plano Piloto (4’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Plano Piloto

Embora sobrem carros e faltem pedestres, há quem veja no urbanismo do Plano Piloto um convite à caminhada. O chef de cozinha Luis Hernandez é uma dessas pessoas. Ele deixa o carro em casa e aproveita o passeio pela Asa Norte para buscar inspiração e ingredientes para seus pratos.

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Santa Maria (3’)

Brasília 50 anos – Traços da Cidade - Santa Maria

Quem não mora no centro de Brasília e precisa estudar numa faculdade pública enfrenta horas de trânsito dentro dos ônibus. A cidade de Santa Maria tem a base de seu transporte urbano nos coletivos.

Brasilidade – Artesanato do Cerrado (6’)

Brasilidade – Moqueca

Os artesãos de Planaltina, cidade do Distrito Federal, transformam flores e folhas secas do cerrado em lindos arranjos ornamentais, ao mesmo tempo em que ajudam a preservar o bioma.

Brasilidade – Carnaval (3’)

Brasilidade – Carnaval

Comemoração popular, festejo pagão, folia de Veneza, afinal, o que é o carnaval? Quais suas origens e porque é hoje um símbolo da cultura nacional? Essas são algumas das questões abordadas no programa sobre a festa mais popular do Brasil .

Brasilidade – Cavalhadas (5’)

Brasilidade – Cavalhadas

No conjunto das tradições portuguesas adotadas pelos jesuítas como ferramenta de catequização e difusão da fé cristã no Brasil, as Cavalhadas talvez sejam a encenação mais elaborada depois da Paixão de Cristo. O confronto do exército de Carlos Magno contra a invasão moura ganhou o gosto popular e características regionais em vários estados do País e hoje já se incorpora à tradição e à cultura nacional.

Brasilidade – Cerâmica (6’)

Brasilidade – Cerâmica

Quem não tem uma peça de cerâmica em casa? O material, surgido na Idade da Pedra Polida, está intrinsicamente ligado à cultura brasileira. Os principais produtores são Pernambuco, Minas Gerais e Pará.

Brasilidade – Chorinho (3’)

Brasilidade – Chorinho

Chorinho é o samba sem enredo? É uma forma de tocar ou um estilo musical? O Chorinho é brasileiro? Essas e outras questões são investigadas nesse programa que conta com o depoimento de vários artistas e estudiosos do tema.

Brasilidade – Circo (5’)

Brasilidade – Circo

O circo é uma manifestação cultural que encanta todas as idades há mais de dois mil anos. Surgido no Império Romano e aprimorado na Inglaterra Vitoriana, chegou ao Brasil com a família real. Hoje, há artistas brasileiros nos principais picadeiros do mundo.

Brasilidade – Cobogó (7’)

Brasilidade – Cobogó

Inspirado em elementos da arquitetura colonial, o cobogó surgiu em Pernambuco no final dos anos 1920. Adequado ao nosso clima tropical, disseminou-se na construção civil brasileira nas décadas seguintes. Elemento vazado de estrutura modular, pode ser fabricado em larga escala e com baixo custo de produção.

Brasilidade – Cozinha do Cerrado (6’)

Brasilidade – Cozinha do Cerrado

A costa brasileira tem forte influência de imigrantes. Já o interior do País não foi tão afetado por outras culturas. Assim, é possível aprender muito da história do Brasil com a culinária do Cerrado.

Brasilidade – Cozinha do Sertaneja (6’)

Brasilidade – Cozinha do Sertaneja

Carne de sol, baião de dois, milho cozido, tapioca, cocada, rapadura... A escritora Ana Rita Suassuna faz um passeio pelas histórias que cercam a alimentação do sertanejo brasileiro e revelam um povo criativo e generoso.

Brasilidade – Erva Mate (3’)

Brasilidade – Erva Mate

Grande parte da nossa cultura, inclusive a gastronômica, tem origens que muitas vezes desconhecemos ou simplesmente esquecemos. Nesse programa vamos buscar as origens do tradicional hábito de matear.

Brasilidade – Festa do Divino (5’)

Brasilidade – Festa do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo é uma tradição nascida da doutrina do Abade Del Fiore, no Séc. XIII. Descrevia a era do que há de vir, do reinado do Espírito Santo. Seria um tempo de paz, igualdade e amor. Esta crença, que chegou a ser considerada heresia na idade média, resistiu e é hoje uma festa difundida mundialmente. Aqui no Brasil ganhou os contornos de nossa cultura.

Brasilidade – Festas Juninas (3’)

Brasilidade – Festas Juninas

Por mais brasileiras que pareçam, as festas juninas remontam aos festejos do solstício de verão, da velha Europa. Da mesma forma, as quadrilhas têm sua origem em danças francesas que foram importadas por nós. Brasileiro mesmo é o milho, base das comidas juninas. Confira essa história no Brasilidade sobre Festas Juninas.

Brasilidade – Fornão de barro (5’)

Brasilidade – Fornão de barro

O forno de barro data do Séc. VIII antes de Cristo. Cada civilização adaptou seu formato e construção à sua cultura. Chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses, mas a necessidade de adequação dos utensílios e embalagens acabou por dar origem a um símbolo da cozinha nacional.

Brasilidade – Grafite (3’)

Brasilidade – Grafite

O grafite era uma arte urbana americana que, em algum momento, desembarcou no Brasil e foi incorporada à nossa cultura. No programa vamos descobrir como essa arte ganhou contornos próprios criando o estilo de grafite brasileiro.

Brasilidade – Mercado ver o Peso (9’)

Brasilidade – Moqueca

Há quatro séculos, o Mercado Ver-o-Peso retrata bem o caldeirão cultural que é Belém do Pará. Ritmos, sabores e etnias se misturam na maior feira livre da América Latina, onde se pode encontrar desde o famoso peixe com açaí até o “atrativo do amor” das feiticeiras amazônicas.

Brasilidade – Moqueca (3’)

Brasilidade – Moqueca

Nascido da junção de técnicas  indígenas, temperos africanos e das influências trazidas pelas navegações portuguesas, a Moqueca é considerada um dos primeiros pratos genuinamente brasileiros. No programa, um chef ajuda a contar a história desse prato.

Brasilidade – Pamonha (6’)

Brasilidade – Pamonha

Os primeiros registros do milho estão no México dos Maias, mas no Brasil tornou-se mais que um simples alimento. É uma parte importante da nossa história. Como dependia do homem para ser plantado, caminhou passo a passo com os bandeirantes no Brasil que saía do litoral. E dele nasceu a pamonha, misturando índio, europeu e africano.

Brasilidade – Pão de Queijo (5’)

Brasilidade – Pão de Queijo

O programa conta a história da origem do pão de queijo, uma iguaria tradicionalmente brasileira, fruto da mistura da mandioca nativa, com o leite e o queijo dos europeus, e nascido da habilidade das escravas domésticas das grandes propriedades rurais.

Brasilidade – Pipas (6’)

Brasilidade – Pipas

A pipa é uma invenção milenar que serviu de ponte entre o desejo e a conquista do sonho de poder voar que sempre esteve presente na história do homem mesmo antes de Ícaro com suas asas de cera.

Brasilidade – Portinari (3’)

Brasilidade – Portinari

Candido Portinari foi um artista plástico com uma história pessoal extraordinária. Com seu trabalho disperso pelo mundo, ainda é pouco conhecido dos brasileiros. Graças ao trabalho do Projeto Portinari, esse acervo foi catalogado e a história do pintor está sendo resgatada.

Brasilidade – Repente (6’)

Brasilidade – Repente

A poesia é feita na hora, a gosto do freguês. Assim é o Repente, traço genuíno da cultura nordestina. Entoado nas cordas da viola, é chamado “cantoria”. Batido no couro do pandeiro, é a “embolada de coco”. Mas, independentemente do ritmo, o que vale é o improviso.

Brasilidade – Sinos (6’)

Brasilidade – Sinos

Existem hábitos da época do descobrimento que, até hoje, são importantes rituais no interior do Brasil. Nos grandes centros urbanos, passam muitas vezes despercebidos. É o caso dos sinos.

Câmara Ligada Curto - Arte na Rua (3’)

Câmara Ligada Curto - Arte na Rua

Engana-se que pensa que as intervenções artísticas nas ruas são novidades da arte contemporânea. A tradição europeia espalhou pelo mundo a tradição dos artistas de rua, que interagem com o público para entreter e ganhar dinheiro.

Câmara Ligada Curto - Capoeira, Samba e Baile Funk: histórias de repressão (5’)

Câmara Ligada Curto - Capoeira, Samba e Baile Funk: histórias de repressão

A miscigenação na cultura brasileira nem sempre se dá de forma tranquila. A capoeira foi proibida, e o samba, tido como “música de malandro”. Hoje, a realização de bailes funk vem sendo dificultada, principalmente após a instalação das UPPs nas favelas do Rio.

Câmara Ligada Curto – Copa: Jogadores (3’)

Câmara Ligada Curto – Copa: Jogadores

O Brasil é fábrica de craques de futebol. As jogar bola profissionalmente tem desafios às vezes desconhecidos. Na formação de jovens atletas é preciso administrar ambição e estudos.

Câmara Ligada Curto – Copa: Paixão pelo Futebol (3’)

Câmara Ligada Curto – Copa: Paixão pelo Futebol

A paixão pelo futebol move o coração dos brasileiros e pode ser percebida nos campeonatos amadores de times de bairro, nas inúmeras escolinhas de futebol, nas diversas lojas de material esportivo e nos hábitos dos torcedores que colecionam blusas de futebol.

Câmara Ligada Curto – Cosplay (2’)

Câmara Ligada Curto – Cosplay

Os cosplayers trazem a imaginação para a realidade e se fantasiam de personagens do mundo dos quadrinhos, mangás, animes e jogos: heróis, vilões, lutadores, monstros, soldados, anjos...

Câmara Ligada Curto – Cultura Independente (Marina Mara) (5’)

Câmara Ligada Curto – Cultura Independente (Marina Mara)

A artista independente Marina Mara conta sua história.

Câmara Ligada Curto – Espaços públicos (4’)

Câmara Ligada Curto – Espaços públicos

Ponte JK, Setor Bancário, Eixo Monumental, Parque da Cidade, Ermida Dom Bosco, Lago Paranoá: conheça como a juventude de Brasília aproveita os espaços públicos para a prática de esporte e lazer.

Câmara Ligada Curto – Estado laico e religião nas escolas (4’)

Câmara Ligada Curto – Atitude e Religião

Nós vivemos em São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo. Comemoramos o Natal, a Páscoa, o dia do Evangélico. Mas o Estado brasileiro não pode ter religião, é o chamado estado laico.

Câmara Ligada Curto – Futebol e cultura (3’)

Câmara Ligada Curto – Futebol e cultura

Futebol é o esporte mais popular no Brasil. Fácil de ser praticado por todas as classes sociais, o bate-bola, amador ou profissional, acelera corações. As torcidas organizadas que o digam, mas atenção: é preciso respeito entre os times.

Câmara Ligada Curto – Fãs-clubes e Ídolos (3’)

Câmara Ligada Curto – Fãs-clubes e Ídolos

O que um fã-clube é capaz de fazer por seus ídolos?

Câmara Ligada Curto – Futebol e profissão (3’)

Câmara Ligada Curto – Futebol e profissão

A princípio, é o sonho de todo menino e algumas meninas também. Por quê? Diversão, dinheiro, fama.  Às mulheres, além de talento e sorte, é exigida a busca por oportunidades, que nesse universo são mais difíceis.

Câmara Ligada Curto – Intervenções artísticas na rua (4’)

Câmara Ligada Curto – Intervenções artísticas na rua

Se durante muito tempo a contemplação da arte acontecia em museus, teatros e galerias, hoje muitos artistas passaram a encarar as ruas das cidades como espaços pra experimentação e palco da arte.

Câmara Ligada Curto - Novos arranjos familiares: Novos arranjos (4’)

Câmara Ligada Curto - Novos arranjos familiares: Novos arranjos

A modernidade trouxe maior abertura na formação das famílias. Hoje, além de vínculos biológicos, são comuns composições por vínculo afetivo. São filhos adotados, enteados, irmãos postiços. Como lidar com tanta diversidade?

Câmara Ligada Curto - Novos arranjos familiares: Pais jovens (4’)

Câmara Ligada Curto - Novos arranjos familiares: Pais jovens

Existe idade ideal para ter filhos? Hoje a cada cinco mulheres grávidas no mundo uma é adolescente. Mas, além da maturidade precoce, pais jovens se sentem desafiados ao conciliar trabalho, estudos e a atenção que uma criança requer.

Câmara Ligada Curto - Quem são os nossos ídolos? (3’)

Câmara Ligada Curto - Quem são os nossos ídolos?

Esportistas, políticos, músicos - com quem os jovens se identificam na atualidade? Estudantes, psicólogos e especialistas falam sobre o fenômeno da idolatria na era da Internet e das celebridades televisivas instantâneas.

Câmara Ligada Curto - Redescobrindo a Cultura Popular (3’)

Câmara Ligada Curto - Redescobrindo a Cultura Popular

Na contramão da cultura pop midiática, jovens redescobrem a riqueza da cultura popular do Brasil.

Câmara Ligada Curto – Religião aproxima ou afasta? (4’)

Câmara Ligada Curto – Atitude e Religião

Assim como a religião aproxima as pessoas, as crenças diferentes podem criar situações de desrespeito e enfrentamento: as guerras santas não ficaram no passado.

Câmara Ligada Curto - Tribos e sons (3’)

Câmara Ligada Curto - Tribos e sons

Rock, chorinho, forró, sertanejo: formada por migrantes de todo o Brasil, Brasília se tornou a capital de todos os ritmos.

Foto Síntese - Lambe Sujo x Caboclinhos (2’)

Foto Síntese - Trabalhadores

Lambe-sujos e caboclinhos é uma festa tradicional da cidade sergipana de Laranjeiras que lembra a luta histórica de ex-escravos e de índios pela terra.

Foto Síntese - Religare (2’)

Foto Síntese - Trabalhadores

A religiosidade e a fé dos romeiros no sertão nordestino mostradas a partir de dois universos: a fotografia e a pintura. Primeiro, a realidade de homens e mulheres é capturada em fotos em preto e branco para, em seguida, ser transformada em quadros de cores fortes, dramáticas, carregadas de significado.

Foto Síntese - Trabalhadores (2’)

Foto Síntese - Trabalhadores

Trabalhando em preto e branco, o fotógrafo Clério Back mostra, de forma poética, a dura rotina dos trabalhadores brasileiros.

TV Câmara Apresenta - Marysia Portinari (6’)

TV Câmara Apresenta - Marysia Portinari

Nascida em Araçatuba (SP) Marysia Portinari aprendeu cedo o gosto pela pinturacom seu tio. Ninguém mais do que Cândido Portinari. Na entrevista, Marysia fala sobre seu trabalho e influências.

  • TV Câmara
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Informações de Apoio

Mapa do Portal