CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 400.3.55.O Hora: 18h4 Fase: OD
  Data: 19/12/2017

Sumário

Orientação de bancada para votação das Emendas do Senado Federal ao Projeto de Lei nº 8.272, de 2014, sobre a criação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e o acréscimo de dispositivos no Código de Trânsito Brasileiro.

O SR. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Deputada Christiane de Souza Yared, seu mérito nem todo mundo tem, o de transformar uma dor pessoal, indizível, a maior que um ser humano pode suportar na vida, em um projeto coletivo, o de fazer da dor individual um elemento de animação para o bem comum.
No Brasil hoje, segundo a Folha de S.Paulo de maio deste ano, dados do Observatório Nacional de Segurança Viária registraram algo em torno de 47 mil mortes em acidentes de trânsito e quase 400 mil feridos. Isso é um escândalo. O Brasil tem compromisso com a ONU de reduzir esses índices terríveis até 2020. E esse Plano de Redução, projeto original de Beto Albuquerque e Paulo Foletto, há de contribuir para isso. Mas achamos que os Municípios devem compartilhar, sim. Na hora de apreciar a emenda, nós vamos...
(Desligamento automático do microfone.)
O SR. CHICO ALENCAR - Portanto, nesta época do ano sobretudo, em que as pessoas viajam mais, e as estradas ficam lotadas, as estatísticas do "antiNatal", macabras, têm que ser reduzidas. Vamos dar, com este alerta - porque a efetivação da lei ainda demora -, uma pequena grande sinalização.
O PSOL vota "sim".


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, EMENDA, SENADO FEDERAL, PL 8272/2014, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), VOTO FAVORÁVEL.
oculta