CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 399.3.55.O Hora: 15h52 Fase: OD
  Data: 19/12/2017

Sumário

Orientação de bancada para votação do Projeto de Lei nº 5.271-C, de 2016, sobre a criação da Universidade Federal de Catalão, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás.

O SR. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o PSOL é defensor intransigente da universidade pública, gratuita e de qualidade, e denuncia aqui que elas estão sofrendo. A nossa - a minha, a sua - Universidade do Estado do Rio de Janeiro está sendo estrangulada, asfixiada. Essas instituições estão sofrendo, portanto, processo de esvaziamento, de desnutrição.
Entendemos que a criação de novas universidades é uma sinalização positiva, mas há que se batalhar para que elas saiam efetivamente do papel para a vida real, porque, mesmo aquelas que já ofereçam alguns cursos e tenham alunos matriculados, podem ficar à mingua também. Isso significa o desmembramento de algumas universidades já constituídas, mas que também estão fragilizadas.
Portanto, o nosso é um voto de aposta na universidade pública e na sua autonomia financeira e de gestão. E sem polícia para persegui-la!


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, PL 5271/2016, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), VOTO FAVORÁVEL.
oculta