CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 390.3.55.O Hora: 15h48 Fase: OD
  Data: 12/12/2017

Sumário

Homenagem ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pelo cumprimento de compromisso de votação de projeto de lei de interesse dos agentes comunitários de saúde. Importância do trabalho da categoria para a saúde pública.

O SR. EFRAIM FILHO (DEM-PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a minha primeira palavra como Líder é para fazer uma justa homenagem ao Presidente Rodrigo Maia, que cumpriu o compromisso com os agentes comunitários de saúde. Todo mundo acompanhou essa luta. O Deputado Mandetta, junto ao Presidente Rodrigo Maia, levou os encaminhamentos, assumiu os compromissos. Essa pauta está sendo comemorada hoje não só pelas galerias, mas também por todo o Brasil.
A carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias representa provavelmente a melhor alternativa para o caos em que a saúde pública brasileira se encontra nos âmbitos federal, estadual e municipal, e esse não é um problema hoje. Investir na prevenção é provavelmente o melhor dos caminhos. Infelizmente, alguns gestores ainda olham para a prevenção tal e qual fosse um custo - não é.
A prevenção é um investimento. Valorizar esses profissionais é dar atenção a quem vai de casa em casa, de rua em rua, de bairro em bairro, levando às famílias as noções básicas que muitas vezes evitam que uma mãe, com um filho doente nos braços, complete as filas dos postos de saúde da família. Esse trabalho precisa ser reconhecido por este Plenário.
Hoje conseguimos uma vitória, depois de tantas lutas que nos emocionam e nos arrepiam. Vejam as histórias de vida de homens e mulheres que exercem essa profissão. Eles saíram dos seus lares, deixaram os seus Estados, percorreram diversos quilômetros, milhares de quilômetros muitas vezes, dormiram, descansaram ou almoçaram nos corredores desta Casa. Qual foi o Deputado que nunca se deparou, ao abrir a porta do seu gabinete, com esses agentes comunitários ali, dando uma palavra, pedindo um apoio.
Esta é a mais sincera demonstração de que aqui é a Casa do Povo. Muita gente diz que este é o lugar do lobby dos poderosos, mas não é. Quando os humildes têm justiça no seu argumento, esta Casa soube responder à altura, reconhecendo a atividade dos agentes de saúde e valorizando-os.
Fica o registro para todos esses que na Câmara dos Deputados e no Senado nunca perderam a esperança, mesmo diante da pauta travada, mesmo diante da falta de janela de oportunidades, mesmo diante de uma resistência que muitas vezes desanimava ou frustrava as expectativas. O Deputado Mandetta, a quem deixo aqui o meu registro em nome da bancada dos Democratas, jamais perdeu a esperança.
Saúdo os amigos, especialmente os que vieram da Paraíba, em nome do Bosco, bem como a todos os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Essa luta não acaba por aqui, outras fronteiras terão de ser desbravadas, e nós queremos seguir adiante nessa caminhada.
As portas dos gabinetes continuarão abertas, porque os agentes comunitários de saúde não vieram aqui apenas para conquistar o voto, não vieram aqui apenas para conquistar essas benesses, vieram aqui para conquistar as mentes e os corações daqueles que amam o Brasil, daqueles que servem à Pátria e sabem reconhecer, no seu exemplo de cada dia, a oportunidade de poder prestar serviços a quem mais precisa neste Brasil, aos mais carentes, aos mais humildes, nas ruas, nas casas, nos bairros, nas cidades do interior. Algumas não têm médico no Programa de Saúde da Família - PSF, algumas não têm hospitais, mas o agente comunitário de saúde não falta no atendimento à população que mais precisa.
Era preciso fazer esse gesto de reconhecimento a Deputados, como o Deputado Raimundo Gomes de Matos, Luiz Mandetta, como o Presidente Rodrigo Maia e cada um daqueles que, imbuídos desse sentimento, conseguiram dar a essa categoria o sentimento de vitória, esperança e de expectativas construídas.
Está feito o registro.
Voltem para casa com esse presente de Natal. Desejo a todos boas festas. Essa foi uma vitória conquistada com a manga arregaçada e com o suor no rosto.
Meus parabéns!
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputado.



CONGRATULAÇÃO, RODRIGO MAIA, PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMPROMISSO, VOTAÇÃO, PL 6437/2016, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, ATRIBUIÇÃO, ATIVIDADE, PROFISSÃO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. IMPORTÂNCIA, ATUAÇÃO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.
oculta