CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 356.3.54.O Hora: 13h22 Fase: BC
  Data: 05/11/2013

Sumário

Realização pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática de seminário destinado à discussão da extensão tecnológica no País. Exposição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA nas dependências da Casa.

O SR. ARIOSTO HOLANDA (PROS-CE. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo a tribuna desta Casa para dar conhecimento a todos de que, no dia 6 de novembro de 2013, melhor dizendo, amanhã, às 9 horas, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados estará realizando no auditório Nereu Ramos um seminário para discutir a extensão tecnológica no País.
Esse evento, que tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, da EMBRAPA, do SEBRAE, da bancada federal do Nordeste, do DNOCS e da comunidade em geral, irá debater o tema da extensão em dois painéis:
O Painel I, Estratégias e metas, é mediado pelo Deputado Izalci, Coordenador da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, e tem como debatedores o Diretor da EMBRAPA, engenheiro Vitor Hugo; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira; a Secretária de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Sônia da Costa; e o Diretor de Produtividade e Inovação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Dr. Fernando Almeida.
O Painel II, Desafios institucionais, terá como mediador o Deputado Narcio Rodrigues, de volta a esta Casa. Os expositores e debatedores são o Presidente do CNPq, Prof. Glaucius Oliva; o Diretor-Técnico do SEBRAE Nacional, Carlos Alberto dos Santos; o Reitor do Instituto Federal Fluminense, representando o CONIF, Luiz Augusto Caldas Pereira; e o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, representando a ANDIFES, Carlos Alexandre Netto.
Informamos também que, à frente do Anexo II da Câmara dos Deputados, encontra-se uma exposição da EMBRAPA com o acervo do que a empresa pode disponibilizar em transferência para trabalhos de extensão e que no Espaço Mario Covas o SEBRAE irá prestar informações sobre programas relacionados com micro e pequenas empresas.
Dou conhecimento a todos, Sr. Presidente, de que no encerramento desse seminário faremos a leitura de um manifesto, com lista de adesão, pela criação de um Fórum Nacional em Defesa da Extensão Tecnológica no País, que denominaremos de ANET.
Entendemos, Sr. Presidente, que o mecanismo da extensão a partir dos institutos tecnológicos e das universidades é a maneira mais ágil e flexível de combatermos o analfabetismo funcional da população e o analfabetismo tecnológico das micro e pequenas empresas e também de contribuirmos para a convivência com a seca no Semiárido nordestino.
Aproveitamos para convidar a todos que se interessam pelo tema a participar do nosso seminário e dar sua contribuição.
Sr. Presidente, peço-lhe que divulgue esta mensagem nos meios de comunicação da Casa.
Eu alimento um sonho. Graças a uma decisão do Presidente Lula, que triplicou os institutos federais, e à ampliação dessa ação pela Presidente Dilma, os institutos federais estão hoje em mais de 400 Municípios brasileiros. Somados às 200 universidades federais, as universidades e institutos federais estarão em 600 Municípios.
Sr. Presidente, a ideia é colocar em volta de cada instituição cinco CVTs, para termos uma explosão em extensão tecnológica neste País. Assim, com certeza, vamos avançar no rumo de acabar com o analfabetismo funcional neste País.
Muito obrigado.



COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, REALIZAÇÃO, SEMINÁRIO, DEBATE, AUMENTO, EXTENSÃO, TECNOLOGIA. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA), EXPOSIÇÃO, EXTENSÃO, TECNOLOGIA, CÂMARA DOS DEPUTADOS.
oculta