CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 339.3.55.O Hora: 17h34 Fase: BC
  Data: 08/11/2017

Sumário

Protesto contra possível troca no comando da Polícia Federal.

O SR. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nós queremos manifestar uma grande preocupação que tem a ver, inclusive, com esse debate, necessário, desde que sem ilusões, sobre violência, combate à violência, segurança da população.
A cúpula da Polícia Federal está sendo trocada, mas da maneira mais torta - e provavelmente torpe - possível.
Em primeiro lugar, pelo que lemos, será à revelia do Ministro da Justiça. Em segundo lugar, será por indicação de Eliseu Padilha, aquele mesmo que recentemente escapou de uma continuidade de investigação que a Lava-Jato pede sobre ele. Em terceiro lugar, esse delegado que viria a assumir a Direção-Geral da Polícia Federal é ligado a José Sarney. Portanto, tudo isso parece somar para aquele clamor de Romero Jucá numa conversa com Sérgio Machado: É preciso estancar a sangria da Lava-Jato.
Ninguém aqui está defendendo seletividade, desvios, abuso de poder de quem quer que seja, de qualquer juiz. Agora, se temos uma Polícia Federal que entra nessa chamada operação abafa e fica inibida na sua ação legal, é muito preocupante. E isso agrega cultura de violência e de impunidade ao País.
A rigor, o que deveríamos estar discutindo aqui é a intensificação do desarmamento, contra o armamentismo ilegal, e uma política de segurança articulada entre a União e os Estados, bem além das medidas legais tópicas que estamos debatendo aqui.