CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 322.1.54.O Hora: 15h34 Fase: PE
  Data: 16/11/2011

Sumário

Falecimento do engenheiro e político José Maria Félix e do ex-Deputado Federal Themístocles de Castro e Silva, do Estado do Ceará.

O SR. DANILO FORTE (PMDB-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com pesar que registro o falecimento de duas figuras ilustres do Estado do Ceará: José Maria Félix e Themístocles de Castro e Silva.
José Maria Félix, natural de Tianguá, era engenheiro, administrador e político extraordinário. Foi eleito seis vezes Vereador, consecutivamente, tendo sido Presidente da Câmara Municipal, Prefeito interino de Sobral e Secretário de Obras na administração municipal de Cid Gomes. Atualmente era 1º Suplente e estava na ativa no lugar do titular Hermenegildo de Souza Neto. Assumiu a Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral.
Themístocles de Castro e Silva, advogado e jornalista polêmico, com posições fortes, fez do rádio sempre a valorização da boa música e da boa melodia. Nasceu em Caucaia e exerceu a profissão de jornalista por mais de 60 anos. Também era bacharel em direito formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi diretor do jornal O Estado, correspondente dos Diários Associados no Rio de Janeiro e em Brasília. Homem de prestígio do Governo Parcifal Barroso, coordenador de campanha, Secretário de Administração e Agricultura e da Casa Civil.
É com pesar que registro hoje a morte desses dois grandes ilustres cearenses.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com pesar que registro o falecimento de uma figura ilustre do Estado do Ceará. Faleceu, aos 62 anos, na madrugada do último dia 14 de novembro, à 1h30min, no Hospital do Coração em Sobral, José Maria Félix.
Natural do Município de Tianguá, era engenheiro, administrador e político extraordinário.
Foi eleito seis vezes Vereador, consecutivamente, tendo sido Presidente da Câmara Municipal, Prefeito Interino de Sobral por 15 dias, no ano de 1990, e Secretário de Obras na Administração Cid Gomes.
Aualmente era o 1º Suplente do PSB; estava na ativa cumprindo mandato do titular, o Vereador Hermenegildo Souza Neto, que assumiu a Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral.
Radialista profissional, apresentador do programa Microfone Aberto, e narrador de futebol, era casado com a Sra. Maria José Félix e tinha três filhos deste matrimônio.
Um grande orador e líder de audiência. Seu principal reduto eleitoral era o distrito de Jaibaras. Sua linha política era de fidelidade aos Ciro, Cid e Ivo.
Em nome do povo do Ceará, então, transmitimos nossas condolências aos seus familiares e amigos.
Nossas condolências também à família de Temístocles de Castro e silva. Advogado e jornalista polêmico, de posições fortes, fez do rádio sempre a valorização da boa música e da boa melodia.
Themístocles de Castro e Silva, nasceu em Caucaia, e exerceu a profissão de jornalista durante mais de 60 anos. Também era bacharel em direito formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi diretor do jornal O Estado, correspondente dos Diários Associados no Rio de Janeiro e em Brasília. Homem de maior prestígio do Governo Parcifal Barroso, foi coordenador de campanha, Secretário de Administração, de Agricultura e da Casa Civil. Foi Presidente da Comissão Nacional de Preços e Abastecimentos, Deputado Estadual e Federal.
Temístocles de Castro e Silva morreu na manhã desta terça-feira, dia 15 de novembro, após uma parada cardíaca.
Registro, assim, meus pêsames às famílias desses dois brasileiros que deixarão saudades a todos aqueles que os conheceram pessoalmente e também os seus respectivos trabalhos.



JOSE MARIA FELIX, ENGENHEIRO, THEMISTOCLES DE CASTRO E SILVA, EX-DEPUTADO FEDERAL, ESTADO, CE, MORTE, ATIVIDADE POLITICA, FORMAÇÃO ACADEMICA, ATIVIDADE PROFISSIONAL, HOMENAGEM POSTUMA, REGISTRO, FAMILIA, PARENTE, CONGRATULAÇÕES.
oculta