CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 320.3.55.O Hora: 16h34 Fase: GE
  Data: 24/10/2017

Sumário

Transcurso do 81º aniversário de criação do jornal O Estado.

O SR. DANILO FORTE (PSB-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje estou aqui para festejar o aniversário de 81 anos - longevidade muito importante - de uma empresa de comunicação no meu Estado do Ceará, que tem uma história muito bonita que se confunde com a história da liberdade.
O jornal O Estado, criado em 1936, pelo advogado, professor universitário, Deputado Federal e Líder do PSD nesta Casa, José Martins Rodrigues, traz consigo uma história que se confunde com a pujança libertária do povo do Ceará, que é a terra da luz, a terra da liberdade, a terra que primeiro aboliu a escravatura e que lutou contra o Estado Novo, buscou formar um universo de jornalistas importantes para a história do Brasil e para a história do mundo.
Pessoas do calibre de Dário Macedo, de Rangel Cavalcante, de Adisia Sá, de Auto Filho, de Egídio Serpa, de Guto Benevides, de Sônia Pinheiro, Fernando Maia e de muitos outros grandes jornalistas, no jornal O Estado, encontraram o espaço e o ambiente para poder propugnar suas ideias e fazer debate saudável. E, de 1963 para cá, assumido por Venelouis Xavier, teve a coragem de enfrentar a ditadura militar, teve a coragem de abrir espaço para o PMDB da época, com Mauro Benevides, Paes de Andrade, Martins Rodrigues, Figueiredo Correa, os quais deram ali eco à luta libertária do povo do Ceará e do povo do Brasil.
O jornal O Estado, posteriormente dirigido por D. Wanda Palhano e hoje por Ricardo Palhano, significa muito na história do jornalismo do Ceará.
Esta a saudação que faço em nome da Câmara dos Deputados.
O SR. PRESIDENTE (André Amaral) - Muito bem, Deputado.
A Câmara também faz a sua saudação.



JORNAL, O ESTADO, CEARÁ, ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, HOMENAGEM.
oculta